AchèAchè
search
Título

O tratamento da calvície hereditária é o mesmo de outros tipos de queda de cabelo?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A queda de cabelo excessiva é um problema dermatológico que pode ter diversas causas. Da calvície crônica à queda de cabelo por quebra, os fios podem sofrer de formas muito diferentes. Um dos motivadores para a perda de cabelo é a calvície hereditária, que se caracteriza pela queda causada por histórico familiar. Se você sofre com esse tipo de problema e quer saber como tratar a doença, essa matéria é para você! Esclarecemos ainda se o tratamento desse tipo de calvície é o mesmo empregado em outros tipos de queda de cabelo.

O que é calvície hereditária?

 

Talvez você esteja pensando: será que tenho calvície hereditária? Como identificar? Também chamada de alopecia androgenética, esse tipo de queda de cabelo é causado por uma disfunção hormonal genética, na qual a dihidrotestosterona (hormônio que influencia no crescimento dos fios) tem sua produção diminuída e desregulada. Como o próprio nome sugere, a alopecia androgenética é hereditária e ocorre com maior frequência em homens do que em mulheres. 
De acordo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, o tratamento da calvície hereditária difere muito de outros tipos de queda. “O tratamento da calvície hereditária (alopecia androgenética) não é o mesmo que outros tipos de queda de cabelo, mesmo porque existem muitas causas para queda de cabelo, desde as mais simples, como o eflúvio telógeno agudo, que tende a se resolver sozinho, como outros tipos de alopecias cicatriciais (que deixam cicatrizes no couro cabeludo e nunca mais os fios nascem naquele local). Cada queda de cabelo tem seu tratamento específico”, explica.

Como é o tratamento da alopecia androgenética?

 

A calvície hereditária não tem cura, mas de acordo com Dra. Bruna, uma medida eficaz para tratá-la é o uso de medicações tópicas e/ou orais, que deverão ser prescritas por um dermatologista após uma análise minuciosa sobre o quadro. Ela cita ainda algumas medidas que não têm qualquer efeito: “Shampoos antiqueda, o uso de boné fazer cair o cabelo, uso de produtos tópicos sem estudo, isso é mito”. 
Já o tratamento de outro tipo de queda de cabelo, a alopecia areata, pode ter algumas abordagens em comum. Esta condição, que causa perda capilar em algumas áreas do couro cabeludo, em geral, de formato circular, pode ser tratada com as mesmas medicações tópicas usadas na calvície hereditária, mas também com corticosteroides tópicos ou injetáveis. Em alguns casos mais extensos, pode ser necessário o uso de medicamentos imunossupressores.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes