search
Título

O que são varizes nas pernas e como tratar esse problema?

Cuidados e Bem-estar

Por Dr Daniel Ottoni

7 de outubro de 2024

 Você sabe o que são varizes? Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, cerca de 38% da população geral brasileira sofre com os vasinhos nas pernas, principalmente idosos com mais de 70 anos.  Esse problema, apesar de comum, pode representar diversos problemas à saúde, além do desconforto estético. 

Neste artigo, entrevistamos o médico angiologista Daniel Ottoni, que explica o que causa varizes na coxa e em outros membros, possíveis tratamentos e complicações. Confira!

As varizes surgem quando existe um mau funcionamento na circulação sanguínea e requerem atenção 

As varizes são veias inchadas, tortuosas e aparentes, que são associadas a vários problemas de saúde. Elas são mais comuns nos membros inferiores, especialmente na principal veia superficial das pernas, a veia safena magna. No entanto, os vasinhos nas pernas também podem afetar outros locais do corpo, como o rosto, braços, abdômen, nariz, pescoço, região pélvica e até mesmo órgãos internos.  

Segundo o angiologista Daniel Ottoni, as varizes se formam a partir de diversos fatores, mas principalmente quando há sobrecarga circulatória nas veias dos membros inferiores. Em geral, os vasos sanguíneos possibilitam que o sangue circule livremente. Entretanto, esse fluxo pode ser obstruído e acumular-se nas veias. Assim, o excesso de sangue em um mesmo lugar contribui para um aumento de pressão e dilatação, o que causa as varizes.

As causas das varizes são uma combinação de fatores e incluem sedentarismo e obesidade 

De acordo com o Dr. Daniel, “o principal fator para o desenvolvimento de varizes é a predisposição genética/hereditária. Mas outras circunstâncias também contribuem, como obesidade, falta de exercício físico, permanecer longos períodos de pé ou sentado sem caminhar, uso de roupas justas que prendam a circulação, entre outros”. 

Ainda, outros hábitos podem estar associados ao surgimento de vasinhos nas pernas, como o uso frequente de medicamentos anticoagulantes ou anticoncepcionais, histórico de cirurgias nas pernas, traumas, tabagismo e até mesmo o sexo biológico, pois as mulheres têm maior predisposição a desenvolver varizes. 

Além disso, o local onde as varizes surgem também pode indicar a causa do problema. No caso de varizes nas coxas e nas pernas, por exemplo, que são muito comuns, alguns fatores de risco são: 

  • Excesso de peso; 
  • Uso de calçados apertados; 
  • Longos períodos sentado.

Sentir dor intensa no local das varizes não é normal, e exige acompanhamento médico 

O angiologista explica que os sintomas de varizes mais comuns são dores e peso nas pernas, queimação e inchaço. Em geral, esses sinais se manifestam a partir de um cansaço no local e podem acompanhar inchaço, cãibras musculares e o aparecimento de veias azuladas e visíveis. Existem também sintomas mais sérios, como dores e rigidez no local das varizes. Embora todo caso de varizes exija acompanhamento com um médico angiologista, aqueles com sintomas mais graves requerem ainda mais atenção, pois sugerem um agravamento do problema venoso.

O tratamento das varizes depende do tipo e da localização dos vasinhos  

As varizes podem ser classificadas em diferentes tipos, incluindo telangiectasias (também conhecidas como vasinhos), veias reticulares (veias menores logo abaixo da pele), veias colaterais e veias tronculares (veias maiores e mais profundas). A principal diferença entre esses tipos de varizes está no local onde se manifestam. Por isso, é comum que as varizes nas coxas sejam de um tipo diferente dos vasinhos que aparecem no rosto, e assim por diante. 

Há vários métodos eficazes para o tratamento das varizes, mas para entender qual a melhor opção caso a caso, deve ser feita uma avaliação individual. Atualmente existem tratamentos com medicamentos via oral, cirurgia de varizes, escleroterapia de microvarizes, escleroterapia com espuma, laser, radiofrequência, entre outros. 

Por ser o local mais afetado pelo problema, existe muito interesse em como tratar varizes nas pernas. Nesse caso, a associação de medicamentos orais e terapia de compressão com meias elásticas pode ser indicada. Outras opções, em casos mais graves, incluem escleroterapia química e tratamentos com radiofrequência.

Não tratar as varizes é um fator de risco para trombose e outras doenças venosas 

Um dos perigos relacionado aos vasinhos é a trombose venosa profunda (TVP), que costuma acontecer nas pernas, quando um coágulo sanguíneo se forma em uma veia profunda. Se não tratado, pode gerar embolia pulmonar. Outro perigo são as úlceras venosas, feridas abertas que se formam na pele, e que também estão relacionadas à má circulação sanguínea. 

Por fim, a varicorragia, ruptura de variz, é bastante frequente entre idosos, principalmente em casos de vasinhos nas pernas. Ela provoca um sangramento externo, e significa que uma veia enfraquecida se rompeu. g 

O estilo de vida tem um papel fundamental na prevenção dos vasinhos nas pernas 

O Dr. Daniel Ottoni explica que as principais formas de prevenir o surgimento de varizes são: manter o peso adequado, praticar atividades físicas, beber bastante água e evitar longos períodos em pé ou sentado sem movimentar as pernas. Para prevenir os vasinhos nas pernas de piorem, especificamente, é indicado que você use meias de compressão, evite ficar muito tempo em pé e eleve as pernas quando possível. 

Newsletter
Tags
varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É possível chegar à velhice sem varizes? Como?

Por mais que um dos principais fatores de risco para a manifestação de varizes seja o processo natural de envelhecimento, é possível chegar à velhice sem varizes. Porém, é necessária uma combinação de fatores favoráveis para que isso ocorra. A adoção de hábitos saudáveis ainda na juventude é um ponto fundamental para chegar à terceira idade […]

Artigos
Por que a idade é um fator de risco para as varizes?

As varizes surgem por volta da adolescência, mas nesta fase ainda são brandas e não costumam incomodar. No entanto, com o passar dos anos elas vão aumentando, o que evidencia que o processo de envelhecimento em si é um fator de risco relevante para o desenvolvimento deste problema tão comum, especialmente nas mulheres. “A idade é […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Converse com um dos nossos atendentes