Manter um sono de boa qualidade é imprescindível para viver bem e ter disposição para realizar as atividades do dia a dia. Para quem tem insônia, isso nem sempre é possível e existem diversos fatores capazes de prejudicar a qualidade do sono. São os casos do uso do celular e outros aparelhos eletrônicos logo antes de dormir e do consumo de alguns tipos de alimentos no jantar.
Queijo parmesão e carne vermelha no jantar podem atrapalhar o sono
“Os queijos envelhecidos, como gouda e parmesão, são ricos em tiramina, um aminoácido que estimula o sistema nervoso central. Evite ingerir alimentos condimentados, como molhos gordurosos e temperos fortes”, aconselha o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura. O ideal é consumi-los com moderação e pelo menos três horas antes de dormir.
À noite, o médico também recomenda evitar o consumo da carne vermelha, cujo processo de digestão é mais lento e pode causar certo desconforto na hora de dormir. Comer chocolates escuros antes de se deitar também atrapalha o sono, já que o doce tem teobromina em sua composição, uma substância estimulante que reforça a cafeína.
Bebidas alcoólicas reduzem qualidade do sono
Quanto às bebidas, a dica é evitar as alcoólicas, como cerveja e vinho, que até favorecem o início do sono, mas reduzem a qualidade do descanso e acabam prejudicando o bem-estar do corpo no dia seguinte. Segundo Yonekura, energéticos, nicotina e anfetamina, substância encontrada em diversos medicamentos, também são inimigos do sono.
Por outro lado, a alimentação também pode facilitar a chegada do sono. “Para quem tem problemas em pegar no sono, um copo de leite morno pode ajudar. O alimento tem o triptofano, que é um precursor de serotonina, neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo“, afirma o profissional. Tomar um copo de suco de maracujá e chás com efeitos calmantes, como erva-cidreira, camomila e erva-doce, também pode auxiliar.
Foto: Shutterstock