AchèAchè
search
Título

Fique por dentro de como funcionam as diferentes fases do sono

Dormir bem

Por

19 de outubro de 2023

Todas as fases do sono são fundamentais para a preservação da saúde do corpo. Uma noite dormida da forma incorreta pode trazer consequências negativas para o físico e também para a mente. Além de interferências no humor, a privação do sono causa também fadiga, dores na cabeça e no corpo e atrapalha a concentração e a capacidade de raciocinar.

“Um ciclo de sono completo é composto por quatro fases que se alternam, também conhecidas como estágios do sono: estágios 1, 2 e 3, e sono REM”, explica a psiquiatra e especialista em medicina do sono Camilla Pinna. De acordo com ela, durante uma boa noite de sono, um adulto passa pelo ciclo entre quatro e seis vezes.

Fase a fase: entenda como funcionam

Ao pegar no sono, um indivíduo passa do estado de vigília, em que está acordado, para o estágio 1, um sono leve e superficial. Em seguida, no estágio 2 ocorre o relaxamento muscular e redução progressiva da atividade cerebral até a chegada do terceiro estágio, que corresponde a um sono profundo. Na última fase, o sono REM, há intensa atividade cerebral e máximo relaxamento muscular.

Camilla destaca a importância das fases para o corpo. Os três primeiros estágios são responsáveis pelo descanso e recuperação do organismo e da energia e regeneração dos tecidos. “É também quando o hormônio do crescimento é liberado, favorecendo o crescimento e o aumento da massa muscular”, afirma a psiquiatra. Já no sono REM ocorre a consolidação da memória e do aprendizado e é quando a maior parte dos sonhos acontece.

Fatores que prejudicam o sono

O consumo excessivo de cafeína, tabaco e álcool e o uso de aparelhos eletrônicos próximos à hora de dormir podem atrapalhar o sono e impedir que o indivíduo durma bem. Outros fatores são dores, doenças respiratórias e endocrinológicas, além de problemas relacionados ao próprio sono, como a apneia e a insônia.

“A criação de um ambiente agradável para dormir, com cama confortável, eliminação de luminosidade, ruídos excessivos e ajuste da temperatura, aliada à correção dos hábitos inadequados, auxilia a melhora a qualidade do sono, da saúde e do bem-estar”, recomenda Camilla.

Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Beber água antes de dormir pode ajudar na qualidade do sono?

Para muitas pessoas, conseguir ter uma boa noite de sono é um grande desafio. Acordar durante a madrugada ou ainda demorar muito tempo para dormir são algumas das principais queixas ouvidas por especialistas. Se algo está errado, adotar certos hábitos ao longo do dia e até mesmo minutos antes de dormir podem fazer toda a […]

Artigos
Dormir ouvindo música pode prejudicar a qualidade do sono?

A música é uma parte importante na vida de muitas pessoas. Algumas delas estão sempre com fones de ouvido no caminho do trabalho, do local de estudo ou durante a prática de atividades físicas. Já outras têm dificuldade de dormir se não ouvirem seu artista preferido ou uma música calma. Ouvir músicas calmas na hora […]

Artigos
Insônia: em quanto tempo o tratamento com hipnóticos faz efeito?

Irritabilidade e cansaço são apenas alguns dos problemas que as pessoas com insônia costumam enfrentar. O distúrbio provoca uma dificuldade para pegar no sono e para permanecer dormindo durante toda a noite. Ao notar estes sintomas, é importante procurar um especialista para iniciar o tratamento adequado. Os medicamentos hipnóticos são uma das opções disponíveis. Hipnóticos […]

Converse com um dos nossos atendentes