AchèAchè
search
Título

Entendendo a depressão: O que é a serotonina? Como ela age no cérebro?

Depressão
Sintomas

19 de outubro de 2023

Você sabe o que é a serotonina? Serotonina é um neurotransmissor, substância química produzida pelos neurônios, que atua no cérebro e desempenha vários papéis no organismo. Ela, em baixa concentração, pode trazer algumas consequências para as pessoas e é relacionada, muitas vezes, com pacientes que sofrem com a depressão. Vamos entender um pouco sobre o assunto?

A ação da serotonina no cérebro


Esse neurotransmissor atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição, que é o processo de aquisição de conhecimento.

Como é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. “Em pacientes com depressão, existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor. Desse modo, o sistema serotoninérgico fica deficitário”, explica a neurologista Jerusa Smid. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, além da serotonina, há evidências de que existam alterações também na noradrenalina e na dopamina. 

Não existe um único fator que possa influenciar nas baixas concentrações de serotonina. Os fatores podem ser genéticos, ambientais e até neurobiológicos.

Saiba como elevar os níveis desse neurotransmissor no cérebro


Uma das maneiras de mudar o quadro, ou seja, elevar os níveis de serotonina, é fazendo o uso de remédios antidepressivos. Este tipo de medicação aumentará a quantidade do neurotransmissor no cérebro e é considerado uma alternativa eficaz. É importante lembrar que somente um médico especialista poderá diagnosticar a depressão e, com base no quadro, prescrever o tratamento mais adequado. 

Medidas não farmacológicas também são comumente recomendadas. “Exercícios físicos, exposição à luz do dia, ingestão de alimentos ricos em triptofanos e psicoterapia também podem aumentar os níveis de serotonina”, afirma a Dra. Jerusa.

Dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/76depressao.html

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tratamento para depressão ajuda aposentada a enfrentar problemas pessoais

Lidar com um quadro de depressão é não é nada fácil, já que muitas vezes o paciente não tem ânimo para se ajudar ou buscar ajuda. O tratamento, quando seguido corretamente, consegue melhorar a vida de grande parte dos pacientes, mas é preciso engajamento. Pior ainda é quando, além da depressão, o paciente precisa lidar também […]

Artigos
Rugas: por que esses sinais aparecem com a idade?

O aparecimento das rugas é algo tão natural quanto o processo de envelhecimento. Não é por acaso que ambos estão intrinsecamente conectados. Portanto, não tem como evitar que as rugas se manifestem na pele do rosto. Mais especificamente, suas causas são a diminuição progressiva de colágeno e a ação muscular repetitiva que ocorre com o passar dos anos. Fatores […]

Artigos
Pensamentos suicidas: saiba como identificar e ajudar

Cuidar da saúde mental deve ser uma prioridade na rotina de cuidados de qualquer pessoa. Afinal, além dos impactos que ela pode causar, transtornos psicológicos e psiquiátricos também podem representar riscos à vida. Um dos sintomas mais perigosos são os pensamentos suicidas, que precisam ser abordados para que sejam identificados e combatidos da forma mais […]

Converse com um dos nossos atendentes