search
    Título

    Entendendo a depressão: O que é a serotonina? Como ela age no cérebro?

    Uncategorized

    Por

    Você sabe o que é a serotonina? Serotonina é um neurotransmissor, substância química produzida pelos neurônios, que atua no cérebro e desempenha vários papéis no organismo. Ela, em baixa concentração, pode trazer algumas consequências para as pessoas e é relacionada, muitas vezes, com pacientes que sofrem com a depressão. Vamos entender um pouco sobre o assunto?

    A ação da serotonina no cérebro


    Esse neurotransmissor atua na comunicação entre os neurônios e está associada ao desejo de comer (apetite), humor, sono e cognição, que é o processo de aquisição de conhecimento.

    Como é associada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem com a depressão. “Em pacientes com depressão, existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro, além de uma alteração na função dos receptores deste neurotransmissor. Desse modo, o sistema serotoninérgico fica deficitário”, explica a neurologista Jerusa Smid. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, além da serotonina, há evidências de que existam alterações também na noradrenalina e na dopamina. 

    Não existe um único fator que possa influenciar nas baixas concentrações de serotonina. Os fatores podem ser genéticos, ambientais e até neurobiológicos.

    Saiba como elevar os níveis desse neurotransmissor no cérebro


    Uma das maneiras de mudar o quadro, ou seja, elevar os níveis de serotonina, é fazendo o uso de remédios antidepressivos. Este tipo de medicação aumentará a quantidade do neurotransmissor no cérebro e é considerado uma alternativa eficaz. É importante lembrar que somente um médico especialista poderá diagnosticar a depressão e, com base no quadro, prescrever o tratamento mais adequado. 

    Medidas não farmacológicas também são comumente recomendadas. “Exercícios físicos, exposição à luz do dia, ingestão de alimentos ricos em triptofanos e psicoterapia também podem aumentar os níveis de serotonina”, afirma a Dra. Jerusa.

    Dados da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/76depressao.html

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes