search
Título

Mito ou verdade: comer logo antes de dormir prejudica a qualidade do sono?

Cuidados e Bem-estar
Dormir bem

Por

Durante a infância e adolescência, muitas pessoas costumam ouvir de seus pais e avós que é bom evitar o consumo de comidas pesadas, como a feijoada, nas refeições realizadas perto da hora de dormir. Mas, afinal, há algo de errado com esse hábito? Comer logo antes de deitar realmente prejudica o sono?

Refeições pesadas podem atrapalhar

Para o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, é preciso avaliar cada caso. “A única regra conhecida a este respeito é que refeições pesadas próximas à hora de dormir determinarão um prejuízo na qualidade da primeira parte do sono, até que o processo digestivo esteja razoavelmente finalizado”, explica.

Quem tem o costume de dormir mais tarde pode sentir fome antes de dormir, mesmo jantando ou fazendo um lanche no início da noite. “Eles precisarão fazer alguma ingestão alimentar no período mais próximo da hora antes de deitar. Sugere-se uma refeição leve, com pouca ingestão de proteínas e gorduras”, afirma Azevedo.

Toda atenção é pouca para a hora de se alimentar. Vale lembrar que a obesidade também atrapalha a saúde do sono.

Alimentos mais indicados

É recomendado também beber pouco líquido para evitar sintomas do refluxo gastroesofágico e comer os alimentos em temperatura ambiente. Deve-se priorizar o consumo de produtos de origem vegetal em detrimento das proteínas animais. Elas exigem do corpo um nível de atividades metabólicas que não é compatível com o processo de boa qualidade do sono.

Existem ainda outras atitudes que devem ser adotadas para garantir uma noite bem dormida. É importante ter um ambiente agradável, com temperatura confortável, pouca luz e poucos ruídos. É recomendado também não utilizar aparelhos eletrônicos e não consumir café, álcool e tabaco antes de dormir.

Dr. Alexandre Pinto de Azevedo é psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM-SP: 101604

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes