AchèAchè
search
Título

Por que a obesidade pode piorar a qualidade do sono?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A qualidade do sono é um fator de extrema importância para a saúde de um indivíduo. Dormir mal durante uma ou várias noites representa uma perda no bem-estar que se reflete no mau desempenho nos estudos e no trabalho e prejudica o relacionamento com as pessoas. A obesidade é uma das razões para a queda da qualidade do sono.

“A pessoa obesa poderá ter uma série de situações associadas à má qualidade do sono, tais como ronco, apneia, insônia, pesadelos e agitação noturna”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. No dia seguinte a uma noite mal dormida, o indivíduo acorda com sonolência, olheiras e alterações no humor. Adriana diz que algumas pessoas recorrem a produtos com cafeína, como chás, café e energéticos para se manter acordada.

Bola de neve

O problema vai ainda mais além: a combinação de problemas no sono com a obesidade pode formar um ciclo vicioso. “Um menor número de horas dormidas aumenta a expressão do hormônio grelina, que nos faz ter mais fome, e reduz a expressão do hormônio leptina, que nos faz sentir menos fome”, explica Adriana.

A nutricionista alerta que, além da pessoa sentir mais fome, a escolha dos alimentos recai em doces, biscoitos e lanches com mais calorias. De acordo com a profissional, quem fica mais tempo acordado acaba comendo mais. Isso desajusta o relógio biológico do corpo, prejudicando o sono e modificando o controle da ingestão de alimentos.

A alimentação é a chave

Parte da resposta para o problema está na adoção de hábitos saudáveis em relação à alimentação. “É preciso ingerir a quantidade suficiente de calorias de acordo com a idade, sexo, peso, altura e atividade física. Realizar de cinco a seis refeições por dia, comendo um volume controlado de alimentos”, aconselha Adriana.

A nutricionista recomenda a inclusão de carnes, leites magros, verduras, legumes, frutas e produtos integrais na alimentação e a redução da quantidade ingerida de sal, gordura e açúcar. Para o período da noite, ela indica o consumo de alimentos com triptofano, como feijão, frango e peru, que ajudam no sono, além de sementes e oleaginosas. Caso a pessoa tenha o costume de comer de madrugada, ela aconselha preparar previamente um lanche leve e saudável.  

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Qual é o papel do ácido hialurônico na busca por uma pele jovem?

Rugas e flacidez são apenas alguns dos sinais que mostram o envelhecimento da pele. Essas mudanças fazem muita gente correr até os consultórios dermatológicos atrás de respostas sobre como manter a pele jovem por mais tempo. Uma das soluções indicadas pelos médicos é o uso do ácido hialurônico, um aliado encontrado na própria pele. Ácido […]

Artigos
Quais atitudes do dia a dia podem agravar rugas e linhas de expressão?

As rugas e linhas de expressão são marcas que se formam com o tempo, devido ao processo natural de envelhecimento. Por mais que sejam inevitáveis, alguns fatores contribuem para acelerar seu surgimento e intensificar sua presença na pele. Com alguns cuidados rotineiros, é possível retardar os efeitos do envelhecimento, mantendo uma pele com aspecto jovem […]

Artigos
Qual a relação da imunidade com as crises de asmas?

Uma mudança de temperatura ou uma faxina na casa já podem ser suficientes para desencadear crises em pacientes que sofrem de asma ou bronquite. As doenças que acometem as vias respiratórias podem trazer muitos incômodos, mas uma imunidade fortalecida pode ser um fator-chave para combater o problema. Da alimentação aos medicamentos, existem diferentes meios de […]

Converse com um dos nossos atendentes