search
    Título

    Infecção: Saiba como o sistema de defesa atua contra vírus e bactérias!

    Uncategorized

    Por

    Gripe, herpes, micose, dengue e pneumonia são apenas algumas das infecções causadas por vírus, fungos e bactérias, micro-organismos que, quando invadem o corpo e encontram condições favoráveis ao seu desenvolvimento, se reproduzem e se tornam uma ameaça à saúde humana. Para proteger o organismo, quem entra em ação é o sistema imunológico, que é mais frágil nas crianças do que nos adultos.

     

    Sistema imunológico destrói vírus e bactérias invasores

     

    O objetivo do sistema imunológico é defender o corpo do ataque desses seres vivos. A primeira atitude é identificar o invasor, tarefa conduzida pelos linfócitos, e repassar a informação às outras células do sistema. Em seguida, começa a produção de anticorpos específicos, que se ligarão aos vírus e às bactérias, permitindo que os macrófagos englobem e destruam o agente invasor.
    Durante a infecção, vírus e bactérias provocam sintomas diferentes nos pacientes. “Na maioria das vezes, numa infecção bacteriana, o paciente fica mais toxemiado, isto é, apresenta febre alta, cansaço e, dependendo do foco da infecção, pode apresentar inflamação acompanhada de pus”, afirma o infectologista Edgar de Bortholi Santos.

     

    Infecções podem causar febre, cansaço e inflamação

     

    Já nos casos de infecções virais, como gripe e resfriado, a febre não é tão alta, apesar do cansaço e da inflamação também estarem presentes com frequência. “Infelizmente, algumas infecções virais simulam infecções bacterianas, como a mononucleose infecciosa (doença do beijo), que provoca amigdalite com pus, igual ao que ocorre nas amigdalites bacterianas”, alerta o especialista.
    O processo inflamatório é comum durante a atuação do sistema imunológico e se desenvolve na área afetada pela infecção por causa do acúmulo das células de defesa. Quando a invasão é controlada, são produzidas as células de memória, que devem memorizar o invasor para facilitar a defesa do corpo em caso de uma nova infecção.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes