search
    Título

    Quais são os sintomas de pneumonia?

    Pulmão

    Por

    A pneumonia é uma infecção do pulmão que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Os principais sintomas do quadro são dor torácica e febre, podendo haver ainda tosse e expectoração. Tendo em vista os agentes que provocam a doença, manter a imunidade sempre alta é fundamental como medida preventiva, especialmente no caso das crianças.

     

    Sistema imune das crianças é mais frágil

     

    Os sintomas da pneumonia incluem febre, tosse persistente e cansaço (falta de ar). A imunidade baixa contribui para a deflagração desses sintomas e o estabelecimento do quadro, pois abre portas para qualquer tipo de infecção, seja ela por vírus,fungos ou bactérias”, explica a imunologista Cristina Abud.
    Como a imunidade dos pequenos é mais frágil por não estar ainda totalmente desenvolvida, as chances de uma pneumonia são maiores. Combater a doença sem um sistema imune constantemente reforçado pode trazer consequências ruins para as crianças. Por isso, é fundamental que os pais estejam sempre atentos à imunidade de seus filhos.

     

    Cuidados para manter a imunidade alta

     

    A imunidade baixa contribui tanto para o desenvolvimento da pneumonia quanto para a piora do quadro, então elevar a imunidade funciona não apenas como prevenção, mas também como parte do tratamento da doença. Não cuidar da imunidade e não tratar a pneumonia adequadamente, em geral, aumenta a gravidade do quadro.
    Os cuidados com a imunidade começam com a adoção de uma boa alimentação, rica em variados nutrientes importantes para as mais diversas funções do organismo. Além disso, é essencial controlar o estresse, estar com a vacinação em dia, manter bons hábitos de higiene e ter um sono de qualidade. A prática de atividade física também é de grande importância para a imunidade dos pequenos.   

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes