search
    Título

    Imunidade: dicas para manter o sistema de defesa das crianças em alta o ano todo!

    Saúde Infantil

    Por

    Como o sistema imunológico das crianças não é completamente desenvolvido, é ainda mais importante nessa fase inicial da vida que os pais busquem cuidar da saúde dos pequenos para que sua imunidade esteja sempre lá em cima. Uma dieta saudável e balanceada é uma das principais formas de você obter isso, tendo em vista os diversos nutrientes importantes presentes nos alimentos.

    Principais alimentos para aumentar a imunidade do seu filho


    “A alimentação que conhecemos como saudável, diversificada e balanceada oferece ao organismo todos os nutrientes necessários para o
    bom funcionamento das nossas células de defesa, através de antioxidantes, vitaminas e minerais importantes. Prato colorido sempre é uma boa pedida para a criançada, pois é sinal de variedade de alimentos e riqueza de nutrientes para o sistema imunológico”, informa a imunologista Roberta Rodrigues.
    Todos esses nutrientes importantes você pode encontrar, principalmente, nas verduras, legumes, frutas, castanhas, grãos, carne, frango, peixe e ovos. Caso a alimentação sozinha não seja o suficiente para que se tenha a quantidade necessária de nutrientes essenciais para a imunidade, a suplementação surge como alternativa.
    “Em algumas situações realmente pode ser necessário suplementar com medicação determinados nutrientes, como por exemplo a vitamina C, zinco ou ferro, mas sempre sob orientação e supervisão médica. Sempre é melhor e mais saudável fazer a suplementação de forma natural, ajustando e arrumando os erros alimentares”.

    Atividade física estimula a imunidade


    Além desses nutrientes citados, pode-se destacar ainda as vitaminas A e E, o selênio e o ácido fólico (também conhecido como vitamina B9). O que também pode fortalecer as defesas da criançada é a prática de atividades físicas, mas sempre com recomendação médica e acompanhamento de um profissional. 
    “A atividade física pode ser também um poderoso estimulante do sistema imunológico, mas somente em intensidade moderada. Quando você se exercita em excesso, pode acabar lidando com um efeito inibidor do bom funcionamento da imunidade”.
     
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes