Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, é uma bactéria encontrada no estômago de muitas pessoas e que, nelas, costuma não apresentar sintomas. No entanto, quem não a tem pode ser infectado por meio de saliva, fezes ou alimentos contaminados e, assim, sofrer com sintomas incômodos, como uma dor intensa no estômago.
Bactéria causa enjoos e dor no estômago
“O espectro de alterações gástricas provocadas por essa bactéria é variado. A infecção pelo H. Pylori pode provocar desde uma gastrite leve até a formação de úlceras, em alguns casos”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. Quem é infectado pode apresentar ainda arrotos, enjoos, vômitos, perda de apetite e sangramento nas fezes.
Essa bactéria age nos mecanismos de defesa do estômago. Ela enfraquece a barreira mucosa que reveste a parede estomacal, permitindo que o suco gástrico entre em contato com essa parede, causando lesões, como as úlceras, e os outros sintomas. O diagnóstico da infecção é feito por meio de uma endoscopia.
Tratamento da infecção por H. Pylori
Ao ser diagnosticado com a infecção do H. Pylori, é importante fazer o tratamento corretamente com o uso de antibióticos. Alguns estudos, como uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Câncer da Coreia do Sul, têm associado a proliferação desse ser vivo no estômago ao surgimento de tumores malignos, como linfoma e adenocarcinoma.
Além do uso de antibióticos, o médico também pode indicar medicações para diminuir a acidez do estômago e aliviar os sintomas causados pelo H. Pylori. Frequentemente, mudanças na alimentação também são recomendadas: deve-se evitar alimentos muito temperados e gordurosos, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e frutas ácidas, dando preferência a outros vegetais e carne branca.
Foto: Shutterstock