AchèAchè
search
Título

Existe alguma diferença entre olheiras e bolsas embaixo dos olhos?

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Quando a região abaixo dos olhos aparece escura e inchada, é normal as pessoas logo acharem que se trata de olheira. Contudo, é possível que, na verdade, sejam bolsas, que também são muito comuns na região. Afinal, qual é a diferença?

Características de olheiras e bolsas palpebrais


“Existem diferenças entre ambas. As olheiras, na realidade,
se dão por um conjunto de fatores, como pigmentação por excesso de melanina, profundidade e vascularização, enquanto as bolsas são resultado de excesso de pele (flacidez) e gordura na região da pálpebra inferior”, informa a dermatologista Aline Guimarães.
A médica explica que o fator profundidade das olheiras está ligado a um componente genético, acentuando-se com o processo natural de envelhecimento. Já o fator vascularização se refere aos vasinhos que ficam abaixo da pele na área inferior dos olhos. “Quando esses pequenos vasos ficam dilatados, dão o aspecto de olheira mais arroxeada e olhar mais cansado – o que pode ocorrer, por exemplo, depois de uma noite mal dormida”.

Quais são os tratamentos para olheiras e bolsas?


Existem diferentes tratamentos para as duas situações. No caso das olheiras, pode-se realizar a aplicação de preenchimento com ácido hialurônico, naquelas que apresentam profundidade. “Quando o componente de pigmentação é intenso, podemos associar o uso de laser para clarear a pele do local.
O uso de cremes clareadores para a área dos olhos também ajuda, tanto no componente pigmentar como também no componente vascular das olheiras”, indica Aline. Outras opções com disfarce imediato, além disso, também são bem-vindas, pois olheiras são uma queixa que incomoda e mexe com a autoestima dos pacientes.
Para as bolsas, muitas vezes é indicado procedimento cirúrgico (cirurgia plástica) para remover o excesso de gordura e pele da área. “Nos casos mais leves, o uso de cremes específicos pode auxiliar, bem como a realização de procedimentos que estimulam o colágeno, como o ultrassom microfocado ou radiofrequência”, afirma a profissional.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes