AchèAchè
    search
    Título

    É possível aliviar a dor causada pela inflamação das articulações?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteoartrite é uma doença que provoca a inflamação das articulações ósseas devido ao lento processo de destruição da cartilagem que reveste essas articulações. Como consequência, muitos pacientes apresentam dores e inchaço. A melhor forma de aliviar essa dor é procurar ajuda médica assim que notar os sintomas da doença para começar o tratamento da osteoartrite. 

    Medicações ajudam a aliviar a dor da inflamação das articulações


    De acordo com a reumatologista Flávia Brügger, o
    tratamento precoce da doença é de fundamental importância. Além de facilitar o controle dos sintomas, a adoção de medidas contra a osteoartrite ainda ajuda a evitar as complicações do quadro, como deformações ósseas e perda de mobilidade de uma articulação, que reduzem consideravelmente a qualidade de vida de uma pessoa. 

    Uma das medidas que mais colaboram para aliviar a dor causada pela inflamação das articulações é o uso de medicações. “Podem ser usados anti-inflamatórios não-esteroides e analgésicos, devendo avaliar as funções renal e cardíaca e o histórico recente de úlcera ou gastrite, além de corticoides tópicos, orais e intra-articulares”, cita a especialista. 

    “A utilização de condroprotetores, como sulfato de glucosamina e sulfato de condroitina, extrato insaponificável de abacate e soja e derivados de colágeno” também são recomendados pela Dra. Flávia. A melhor opção será indicada pelo reumatologista depois de uma avaliação cuidadosa do quadro. 

    Exercícios físicos ajudam a proteger a saúde articular

     

    O alívio da dor, no entanto, não deve ser feito apenas com medicações. “Podemos salientar o quanto é importante o controle do peso, como também a realização de exercícios ou fisioterapia”, afirma a médica. Enquanto a manutenção de um peso adequado evita sobrecarga nas articulações, especialmente nos joelhos, os exercícios fortalecem e protegem os músculos e toda a estrutura óssea. 

    Foto: Getty Images

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes