search
    Título

    A osteoartrite pode levar a perda muscular em volta da articulação?

    Uncategorized

    Por

    A osteoartrite provoca alguns sintomas, sendo a dor e rigidez articular dois dos mais importantes. A relação entre a doença e a perda muscular em volta da articulação consiste exatamente nesses sintomas, pois eles desestimulam o paciente a se movimentar. Consequentemente, a musculatura do entorno tende a atrofiar.  
    “A dor articular na osteoartrite pode limitar a movimentação das articulações, que por sua vez leva à perda muscular. Por exemplo, um paciente com osteoartrite de joelhos costuma limitar suas atividades devido à dor. Com isso, ele pode perder parte da musculatura da coxa”, exemplifica a reumatologista Mariana Alves Ferreira. 

    Importância da atividade física no tratamento da osteoartrite


    Segundo a especialista, a diminuição do uso das articulação é relevante neste contexto, pois o músculo obedece a lei do uso e desuso. Por isso, é sempre recomendado aos pacientes com osteoartrite a prática de atividades físicas, como medida de tratamento. Em paralelo, deve-se controlar a dor e rigidez com outras medidas, também para que o exercício seja viável.  

    “A perda de massa muscular deve ser evitada, ou melhor, o fortalecimento muscular deve ser orientado assim que o paciente apresentar o diagnóstico de osteoartrite. É comum a indicação de musculação com baixa carga, por meio de exercícios isométricos – de baixa amplitude, visando proteger a articulação”, explica a médica.

    Tratamento medicamentoso


    O uso de medicamento específico é outro ponto fundamental do tratamento, já que permite que a cartilagem já deteriorada pela doença possa se regenerar. Vale lembrar que a osteoartrite consiste no desgaste da cartilagem que fica na extremidade dos ossos,
    impedindo que os mesmos se choquem durante os movimentos. 

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes