AchèAchè
    search
    Título

    A osteoartrite no joelho pode afetar a saúde dos tendões?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteoartrite é uma doença que consiste em uma deterioração da cartilagem presente nas articulações. Esse tecido, além de proteger os ossos, é fundamental para a movimentação do corpo. Entre as articulações mais atingidas por essa condição estão as da coluna, joelho, mãos e as coxofemorais. Segundo a reumatologista Licia Mota, no caso de osteoartrite nos joelhos, a doença pode afetar a saúde dos tendões. 

    “O processo degenerativo acontece na cartilagem, que fica em contato com o osso, mas temos que lembrar que a articulação funciona como um todo. Nós temos ali a articulação, o osso, a cartilagem, os ligamentos, os músculos, os tendões, e, nos joelhos, os meniscos. Tudo isso participa de uma unidade, então se uma estrutura está comprometida, as outras podem ser sobrecarregadas”, explica a médica.

    Atividades físicas leves melhoram os sintomas


    As articulações do joelho além de serem implicadas no movimento, sustentam o peso do corpo, e casos em que há um enfraquecimento muscular podem agravar ainda mais o quadro.
    Exercícios físicos como natação, bicicleta e musculação, feitos com baixa intensidade, podem aliviar as dores, devido ao fortalecimento de músculos que ajudam o equilíbrio do corpo.

    Trabalho e sobrepeso podem prejudicar a saúde dos tendões


    Vale lembrar que os exercícios devem ser feitos com
    acompanhamento médico. Assim, o paciente reduz os riscos de intensificar o quadro fazendo atividades de forma irregular. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), também deve se atentar para profissões que envolvam a flexão contínua da articulação, como os trabalhadores de fundição, mineradores, agricultores, entre outros.

    O sobrepeso, especialmente na osteoartrite dos joelhos, é um dos fatores que podem atrapalhar a melhora nos sintomas da doença, já que a obesidade é um desencadeante e, ao mesmo tempo, agravante do quadro. Nesses casos, dietas podem ser associadas à prática de atividades físicas para auxiliar no tratamento.

    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes