AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: Como lidar com a rigidez das articulações?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Rigidez das articulações, dificuldade de locomoção, inchaço e dores intensas. Esses são alguns dos sintomas da osteoartrite, uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem presente nas articulações. Esse tecido é muito importante para a proteção dos ossos, que se chocariam caso esse ele não existisse. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) classifica a osteoartrite como a mais frequente entre as doenças pertencentes do grupo designado como “reumatismos”, representando cerca de 30 a 40% dos casos.

    A osteoartrite, majoritariamente, é uma consequência direta do envelhecimento e atinge especialmente as articulações das mãos, joelho, coxofemorais e coluna. O enrijecimento pré-movimento, principalmente durante a manhã, é cotidiano na vida dos portadores da doença. No entanto, algumas medidas podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

    Exercícios ajudam a aliviar a rigidez das articulações


    “Para lidar com a rigidez das articulações é necessário tratar da doença como um todo, o paciente já deve estar em tratamento da osteoartrite. Alguns exercícios são muito interessantes e há medidas simples, como colocar as mãos em água quente, sobretudo à noite, antes de dormir”, afirma a reumatologista Dra. Licia Mota.

    Devido às dores e desconforto, muitos pacientes deixam de se mover, mas o sedentarismo pode acelerar o processo de desgaste nas cartilagens devido ao enfraquecimento muscular, que pode sobrecarregar ainda mais a área afetada. Por isso, exercícios de leve intensidade com acompanhamento médico são uma parte essencial do tratamento como um todo.

    As diferenças entre osteoartrite e artrite reumatoide


    É importante diferenciar um quadro de osteoartrite de
    artrite reumatoide. A primeira doença decorre de um desgaste que se dá, em geral, por conta do envelhecimento, enquanto a segunda é um processo degenerativo consequente de um quadro autoimune. Segundo a médica, a rigidez se apresenta de uma forma ainda mais severa nos portadores de artrite reumatoide, podendo se prolongar por um período de até 1 hora. Nos casos de osteoartrite, esse sintoma tende a se manifestar por menos tempo, geralmente durando alguns minutos.


    Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
    https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes