AchèAchè
    search
    Título

    O diagnóstico precoce da osteoartrite facilita o tratamento da doença?

    Uncategorized

    Por

    Tendo em vista que a osteoartrite é uma doença crônica e degenerativa, é essencial para o paciente o diagnóstico e início de tratamento precoces. Isso aumento muito as chances de recuperação e de não haver perdas ósseas e articulares significativas, já que no começo os sintomas e o quadro como um todo ainda são amenos e, portanto, mais fáceis de controlar. 

    Diagnóstico da osteoartrite


    “O
    diagnóstico precoce da osteoartrite, sem dúvidas facilita o tratamento da doença, pois existem graus de evolução do desgaste provocado pela mesma. Uma vez muito degenerada, a cartilagem não se recompõe e prejudica muito sua função. Com diagnosticado em quadro inicial, há possibilidade de tratamentos (medicamentos, fisioterapia, atividade física, controle de alimentação), com melhora importante da qualidade de vida”, explica a reumatologista Lívia Machado. 

    Segundo a especialista, o diagnóstico de osteoartrite é feito com exame físico e, normalmente, com exames complementares de imagens. “Pode ser necessário desde um raio-x até uma ressonância. Há vários exames que podem ajudar, então cabe ao médico ponderar quais serão necessários”, informa a médica.

    Tratamento medicamentoso


    Vale aqui destacar a importância do tratamento medicamentoso contra a osteoartrite, devido à sua capacidade de retardar o processo degenerativo gradativo da cartilagem, o qual caracteriza a doença. Com a degradação deste importante elemento de proteção dos ossos,
    os mesmos ficam comprometidos, mais vulneráveis a fragilização e quebra.   

    “O diagnóstico tardio da osteoartrite vem acompanhado de dores mais intensas e perda de função da articulação. Lembrando que a doença é crônica e progressiva, ou seja, uma vez lesadas as cartilagens e ossos, não há reversão. O ideal seria, então, descobrir o quanto antes e manter um bom tratamento para prevenir que piore”, conclui a profissional.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes