search
Título

Como um anti-inflamatório de uso crônico age no organismo?

Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Surian Ribeiro

19 de outubro de 2023

Diversas doenças são capazes de desencadear processos inflamatórios no corpo humano. É o caso, por exemplo, da osteoartrite e da artrite reumatoide, que afetam a saúde dos ossos, das articulações e de outras estruturas ao seu redor. Uma das formas de tratar essas condições é recorrer a um anti-inflamatório de uso crônico. 

Existem diversos tipos de anti-inflamatórios


“Vários medicamentos têm
efeito anti-inflamatório. Os mais frequentemente utilizados são os glicocorticoides e os anti-inflamatórios não esteroidais (AINE)”, afirma a reumatologista Surian Ribeiro. Segundo a médica, os anti-inflamatórios não esteroidais compõem um grupo de medicações que agem de forma semelhante: “Eles bloqueiam as enzimas chamadas de ciclo-oxigenases e diminuem a produção de prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias que geram dor e febre, além de vermelhidão e inchaço no local da inflamação”.
Há também outro grupo de medicamentos que pode ser utilizado como adjuvante no tratamento da osteoartrite e da artrite reumatoide. São os curcuminoides, que ajudam a controlar o processo inflamatório também inibindo a atividade das substâncias que causam dor e inflamação, atuando como um anti-inflamatório de uso crônico. 

Anti-inflamatório de uso crônico pode ajudar pacientes com osteoartrite


Há casos em que essas medicações são necessárias apenas pontualmente, mas há pacientes que fazem uso mais prolongado para melhorar a dor gerada pelo quadro de osteoartrite. A forma de utilizar o anti-inflamatório depende da doença do paciente, da sua gravidade e da presença de comorbidades.

“Cada pessoa pode apresentar uma resposta diferente com o uso de determinado anti-inflamatório, ocorrendo maior ou menor melhora dos sintomas. Além disso, cada indivíduo pode apresentar um risco diferente com relação aos efeitos colaterais. Por isso, o uso dos anti-inflamatórios deve sempre ser orientado pelo médico”, conclui Dra. Surian. 

Newsletter
Tags
ação anti-inflamatória
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Alívio para as dores: Como agem os sprays anti-inflamatórios?

Dores musculares são bem comuns e podem surgir por diferentes motivos. Uma posição desconfortável durante o sono a um esforço prolongado na academia já podem fazer você amanhecer com aquela dor pontual. A primeira alternativa, muitas das vezes, é o spray anti-inflamatório que promete alívio imediato da dor. Afinal, como esses produtos atuam? Como os […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Converse com um dos nossos atendentes