AchèAchè
    search
    Título

    De que forma fumar pode piorar o quadro da asma?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6,4 milhões de brasileiros têm asma. Trata-se de uma doença crônica que afeta a respiração e prejudica a qualidade de vida. Quem recebe o diagnóstico deve iniciar o tratamento rapidamente e deve também parar de fumar.

    Hábito de fumar facilita crises de asma

     

    “Fumaças, sejam originadas da poluição do ar ou de cigarros, funcionam como um gatilho para crises de asma“, afirma a pneumologista Flávia Salame. O tabagismo pode prejudicar o controle da doença, provocando a inflamação das vias aéreas que caracteriza a asma. O paciente poderá sentir falta de ar e cansaço, além de apresentar tosse.
    Vale destacar ainda que o cigarro pode levar o paciente asmático a ter outros problemas, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que é bem grave. “A pessoa pode ter histórico de asma, começar a fumar e desenvolver a DPOC ‘por cima’ da asma que já tinha”, alerta o pneumologista e especialista em Medicina do Sono Franco Martins.

    Descubra como evitar uma piora da asma

     

    Para evitar que a doença se agrave, o paciente deve deixar de fumar imediatamente. É importante prestar atenção ainda na poeira, pólen, ácaros, pelo de animais e produtos de limpeza, especialmente os com cheiro forte, que também são prejudiciais ao controle do problema.
    O quadro requer ainda dedicação ao tratamento medicamentoso. As medicações prescritas pelo pneumologista diminuem a inflamação das vias aéreas, reduzem o inchaço da mucosa e a quantidade de secreção. Como consequência, há um alívio significativo dos sintomas da doença, principalmente a falta de ar.
    Foto: Shutterstock
    Dados do Ministério da Saúde: http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2015/01/asma-atinge-6-4-milhoes-de-brasileiros

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes