AchèAchè
    search
    Título

    De que forma a caspa pode prejudicar a saúde do cabelo?

    Uncategorized

    Por

    A dermatite seborreica, mais comumente chamada de caspa, é um problema crônico que pode se manifestar tanto pela genética quanto por fatores externos, como estresse e excesso de oleosidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença pode afetar, além do couro cabeludo, partes da face, como cantos do nariz, sobrancelhas, e orelhas. 

    “A caspa em si não prejudica o cabelo, pois trata-se de um problema no couro cabeludo. Porém, a coceira local, a inflamação da pele e a manipulação das crostas – também marcantes no quadro de dermatite seborreica – podem levar à queda de cabelo”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.

    Formas de controlar a caspa


    Segundo a especialista, o principal
    fator para o desenvolvimento da caspa é o emocional, o que exige do paciente buscar formas de controlar estresse e ansiedade. “Este controle deve ser feito, especialmente, por meio da prática de exercícios físicos regulares e de atividades para relaxamento mental”, afirma a médica. 

    Cuidar da saúde de maneira mais ampla, adotando um estilo de vida mais equilibrado, com hábitos benéficos ao organismo, também ajuda no controle da caspa e no fortalecimento do cabelo. “Evitar tabagismo e ingestão de bebida alcoólica em excesso e investir em uma boa alimentação, rica em nutrientes variados, e em um sono de qualidade são medidas importantes nesse contexto”, informa a dermatologista.

    Tratamento com shampoo anticaspa


    Outra forma importante de controlar a caspa e seus efeitos negativos é apostar em uma higienização adequada do cabelo e do couro cabeludo, utilizando produtos específicos e recomendados por um dermatologista. O tratamento com um shampoo anticaspa de qualidade promove o alívio da coceira e descamação, previne o ressecamento e mantém a hidratação natural dos fios.   

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes