A dermatite seborreica, mais comumente chamada de caspa, é um problema crônico que pode se manifestar tanto pela genética quanto por fatores externos, como estresse e excesso de oleosidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença pode afetar, além do couro cabeludo, partes da face, como cantos do nariz, sobrancelhas, e orelhas.
“A caspa em si não prejudica o cabelo, pois trata-se de um problema no couro cabeludo. Porém, a coceira local, a inflamação da pele e a manipulação das crostas – também marcantes no quadro de dermatite seborreica – podem levar à queda de cabelo”, explica a dermatologista Vanessa Kodani.
Formas de controlar a caspa
Segundo a especialista, o principal fator para o desenvolvimento da caspa é o emocional, o que exige do paciente buscar formas de controlar estresse e ansiedade. “Este controle deve ser feito, especialmente, por meio da prática de exercícios físicos regulares e de atividades para relaxamento mental”, afirma a médica.
Cuidar da saúde de maneira mais ampla, adotando um estilo de vida mais equilibrado, com hábitos benéficos ao organismo, também ajuda no controle da caspa e no fortalecimento do cabelo. “Evitar tabagismo e ingestão de bebida alcoólica em excesso e investir em uma boa alimentação, rica em nutrientes variados, e em um sono de qualidade são medidas importantes nesse contexto”, informa a dermatologista.
Tratamento com shampoo anticaspa
Outra forma importante de controlar a caspa e seus efeitos negativos é apostar em uma higienização adequada do cabelo e do couro cabeludo, utilizando produtos específicos e recomendados por um dermatologista. O tratamento com um shampoo anticaspa de qualidade promove o alívio da coceira e descamação, previne o ressecamento e mantém a hidratação natural dos fios.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-seborreica/3/
Foto: Shutterstock