Depois que a pele é agredida por queimaduras de sol, há uma resposta natural do organismo visando a recuperação. Porém, como esse processo é bastante incômodo, é indicado lançar mão de medidas que aceleram a renovação da área lesionada. Produtos hidratantes são boas pedidas nesse contexto.
Recuperação da pele pós-queimadura
“A pele queimada de sol está sofrendo um processo inflamatório agudo, por isso há dor, vermelhidão, calor e até bolhas. Além disso, ela está fazendo o possível para cicatrizar a área lesionada, mobilizando fibroblastos e formando novos vasos sanguíneos”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.
Segundo a especialista, para que haja uma boa recuperação, é importante apostar em cuidados na área afetada o máximo possível. “Colocar água fria no local e usar cremes calmantes e anti-inflamatórios ajuda bastante. Também é aconselhado beber bastante água para acelerar ainda mais a recuperação da pele”, afirma a médica.
Cuidados com a pele para evitar queimaduras de sol
Para não precisar passar por todo esse processo desgastante, o ideal é prevenir queimaduras, cuidando bem da pele antes, durante e após a exposição solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é recomendado usar filtro solar, chapéu e roupas de algodão ao ar livre em dias quentes, pois estes bloqueiam a maior parte da radiação UV.
Em relação ao filtro solar, é importante garantir um produto com fator de proteção solar (FPS) igual ou maior que 30, pois valores menores podem não ser eficazes. Uma forma ainda mais simples de evitar queimaduras é não se expor ao sol nos horários em que os raios ultravioleta são mais agressivos. Sendo assim, deve-se buscar ir à praia, piscinas e parques antes das 10h e após as 16h.
Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/
Foto: Shutterstock