AchèAchè
    search
    Título

    Cuidados no verão: como evitar fungo na unha e mantê-las fortes?

    Uncategorized

    Por

    O verão é uma época incrível, mas o forte calor e a exposição aos raios solares exigem certos cuidados com a saúde: hidratar-se bem, usar protetor solar de forma adequada e manter uma dieta equilibrada são algumas das precauções que devem ser tomadas na estação mais quente do ano. E as suas unhas? Você cuida bem delas nesse período? O calor também pode trazer grandes problemas, como o temido fungo na unha. A dermatologista Vanessa Kodani conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida sobre os cuidados com as unhas no verão e explicou como evitar micose nas unhas. Confira!

    Ter unha com fungo é mais comum no verão?

     

    De acordo com Dra. Vanessa, os fungos gostam de altas temperaturas e, por isso, a chance de contaminação é maior no verão. “Há um maior risco de micoses por causa da umidade, do suor e do calor, ambiente propício para os fungos”. Além disso, a médica ressalta alguns fatores que podem tornar o verão ainda mais propício para o surgimento destes microrganismos: “Hábitos mais prejudiciais como cloro de piscina, aumento na frequência do ato de ‘fazer as unhas’, retirando cutículas (proteção das unhas) e uso de esmaltes”.

    A micose nas unhas é ligeiramente mais comum do que nas unhas das mãos, uma vez que o uso de sapatos fechados e o suor excessivo nos pés podem tornar o local mais propício para o aparecimento dos fungos. Nestes casos, o problema também é conhecido como frieira ou pé de atleta. Outros fatores, como imunidade baixa, má circulação e histórico familiar de micose, além de idade superior a 40 anos, podem representar risco maior de ter micose nas unhas. 

    Como tratar fungo na unha? Entenda o que fazer em caso de micose

     

    Para evitar fungo na unha, a dermatologista indica ter uma rotina saudável para manter as unhas fortes, o que inclui boa alimentação, exercícios físicos regulares, controle do estresse e hidratação de mãos e pés. “Também é importante deixar o local mais seco e arejado e aumentar a imunidade”, explica Dra. Vanessa. Além disso, segundo a médica, o excesso de carboidratos na dieta favorece a instalação de fungo na unha e, portanto, deve ser evitado. 

    Ao primeiro sinal do surgimento de micose nas unhas, o ideal é procurar um dermatologista. O tratamento é feito a partir do uso de antifúngicos tópicos e orais e bases de tratamento específicas. Além disso, a profissional destaca que o verão exige cuidados extras, como hidratar as unhas, evitar umidade e arejar o local sempre que possível. 

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes