AchèAchè
search
Título

Dietas cetogênicas interferem na qualidade das unhas?

Cuidados e Bem-estar
Nutrição

19 de outubro de 2023

As unhas têm a função de proteger as pontas dos dedos e de facilitar a captura de objetos muito pequenos. Sua estrutura é composta principalmente por queratina, proteína responsável por dar força e resistência. No entanto, alguns fatores podem interferir na sua formação, prejudicando a qualidade das unhas. Será que as dietas cetogênicas estão entre esses fatores? 

Qualidade das unhas não é influenciada por dietas cetogênicas 


As dietas cetogênicas consistem na redução significativa do consumo de carboidratos, substituindo-os por alimentos ricos em gordura, principalmente, e proteínas. Este tipo de alimentação têm o objetivo de garantir uma perda de peso rápida, já que faz o organismo recorrer aos depósitos de gordura do corpo para obter energia. 

No entanto, segundo o dermatologista Leonardo Albarello, essa preferência pela gordura em detrimento dos carboidratos não influencia a qualidade das unhas: “Não há nenhum nível de evidência científica sobre as dietas cetogênicas terem influência na formação das unhas”.

Biotina ajuda no tratamento de unhas frágeis


Por outro lado, manter uma dieta rica na vitamina B7,
também conhecida como biotina, ajuda a melhorar a qualidade das unhas e, inclusive, faz parte do tratamento da síndrome das unhas frágeis, condição que amolece toda a estrutura ungueal. Esta vitamina é encontrada na forma de suplementos, que devem ser indicados por um especialista, e em alguns alimentos, como cereais integrais, feijão, nozes e couve-flor. 
É importante também garantir que o corpo receba boas quantidades de queratina, o que beneficia não só as unhas, mas também a pele e os cabelos. “Consumir alimentos que tenham zinco, selênio e biotina ajudam nessa manutenção, já que não existem alimentos com queratina. Alimentos proteicos, como carnes, ovos, peixe, leite e queijo, são boas opções”, afirma a dermatologista Christiane Ribeiro. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais causas da deficiência de vitamina D?

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a saúde do corpo. Atua, por exemplo, no processo de absorção do cálcio, tornando a estrutura óssea e dentária mais forte e resistente a fraturas. A fraqueza muscular e o cansaço excessivo são alguns dos sintomas da falta da vitamina D, cujas causas devem ser […]

Artigos
Suco de uva integral previne doenças

Nós somos fãs do suco de uva e agora temos mais um bom motivo para inseri-lo no cardápio. Um recente estudo, realizado pelo Instituto Universitário Metodista IPA, no Rio Grande do Sul, apontou que a delícia auxilia a perder a barriga e ainda previne doenças. Para realizar o estudo, as pesquisadoras dividiram ratos em dois […]

Artigos
Saúde infantil: conheça os principais benefícios das vitaminas do complexo B

Aliadas do bom funcionamento do corpo, as vitaminas, em sua maioria, não são sintetizadas pelo organismo, ou seja, é preciso que elas sejam ingeridas na alimentação diária desde cedo ou até mesmo suplementadas (nos casos em que a alimentação é deficiente) para que os indivíduos aproveitem os seus benefícios. As vitaminas do complexo B não […]

Converse com um dos nossos atendentes