AchèAchè
    search
    Título

    Dietas cetogênicas interferem na qualidade das unhas?

    Uncategorized

    Por

    As unhas têm a função de proteger as pontas dos dedos e de facilitar a captura de objetos muito pequenos. Sua estrutura é composta principalmente por queratina, proteína responsável por dar força e resistência. No entanto, alguns fatores podem interferir na sua formação, prejudicando a qualidade das unhas. Será que as dietas cetogênicas estão entre esses fatores? 

    Qualidade das unhas não é influenciada por dietas cetogênicas 


    As dietas cetogênicas consistem na redução significativa do consumo de carboidratos, substituindo-os por alimentos ricos em gordura, principalmente, e proteínas. Este tipo de alimentação têm o objetivo de garantir uma perda de peso rápida, já que faz o organismo recorrer aos depósitos de gordura do corpo para obter energia. 

    No entanto, segundo o dermatologista Leonardo Albarello, essa preferência pela gordura em detrimento dos carboidratos não influencia a qualidade das unhas: “Não há nenhum nível de evidência científica sobre as dietas cetogênicas terem influência na formação das unhas”.

    Biotina ajuda no tratamento de unhas frágeis


    Por outro lado, manter uma dieta rica na vitamina B7,
    também conhecida como biotina, ajuda a melhorar a qualidade das unhas e, inclusive, faz parte do tratamento da síndrome das unhas frágeis, condição que amolece toda a estrutura ungueal. Esta vitamina é encontrada na forma de suplementos, que devem ser indicados por um especialista, e em alguns alimentos, como cereais integrais, feijão, nozes e couve-flor. 

    É importante também garantir que o corpo receba boas quantidades de queratina, o que beneficia não só as unhas, mas também a pele e os cabelos. “Consumir alimentos que tenham zinco, selênio e biotina ajudam nessa manutenção, já que não existem alimentos com queratina. Alimentos proteicos, como carnes, ovos, peixe, leite e queijo, são boas opções”, afirma a dermatologista Christiane Ribeiro. 


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes