O crescimento de fungos na pele é uma infecção que recebe o nome de micose, também conhecida como dermatomicose. São manchas brancas ou vermelhas que podem coçar e formar crostas. Percebeu algo na pele? Vá ao dermatologista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento, pois a micose não tratada pode trazer alguns riscos.
Coceira causada por micose pode facilitar infecção bacteriana
É importante realizar o tratamento das micoses, já que o problema pode gerar certos riscos aos pacientes. “A micose não tratada pode se disseminar em alguns casos e ainda pode ocasionar a ocorrência de infecção bacteriana, devido à intensa coceira que fere a pele e abre uma porta de entrada”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.
Muitas vezes, os fungos causadores da micose já se encontram no corpo humano, mas não causam prejuízo. Estes micro-organismos se tornam um problema quando conseguem se proliferar, ao encontrar um ambiente favorável ao desenvolvimento, com calor, umidade e baixa imunidade. Encontram-se principalmente em áreas de dobras, como nos dedos e na axila, mas também podem ser vistos nas unhas.
Portadores de HIV são mais sujeitos a complicações da micose
Apesar da micose, em geral, não apresentar muitas complicações, ela pode se tornar mais grave em alguns grupos específicos de pacientes. “Não há grandes complicações relacionadas a micoses, exceto em pacientes imunodeprimidos, como os portadores de HIV e em tratamento para o câncer, que podem ter formas invasivas de micose capazes de acometer órgãos internos”, alerta Kaliandra.
O tratamento para a micose envolve o uso de medicamentos tópicos, como xampus, cremes e sabonetes, que irão combater os fungos. Para casos mais graves, como nas micoses de unhas, medicações orais também podem ser necessárias. A duração do tratamento pode variar. “O tratamento dura, em média, um mês, mas micoses de unha têm tratamento prolongado de até nove meses”, explica Kaliandra.
Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela UNIRIO, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – Site oficial
Foto: Shutterstock