search
    Título

    Quais são os principais sintomas da micose?

    Uncategorized

    Por

    As micoses são infecções causadas por fungos e que se instalam na pele, nos pelos, nas unhas e nas regiões ao redor das unhas e também nas áreas de mucosa. Esses organismos começam a se reproduzir com velocidade ao encontrar condições propícias para seu desenvolvimento, como calor e umidade. Existem vários tipos de micose e cada uma delas apresenta seus sintomas e formas de transmissão, de prevenção e de tratamento específicas.

    Micoses causam manchas e coceira


    Um dos principais tipos de micose é a dermatofitose. “São causadas por fungos dermatófitos e se manifestam como manchas ou placas avermelhadas na pele, que causam descamação e coceira. Pode provocar lesões nas unhas, conhecidas como onicomicoses, com descolamento e formação de um resíduo esbranquiçado”, afirma a dermatologista Bianca Venturini.

    Apesar das áreas mais frequentemente atingidas serem os pés e a virilha, as dermatofitoses também podem afetar o couro cabeludo, causando formação de crostas, descamação e fraturas dos fios, dando a impressão de que o cabelo foi cortado, mas apenas em uma área específica da cabeça.

    Candidíase é um tipo de micose


    Existe ainda a candidíase, cujo fungo responsável pertence ao gênero Candida. “A candidíase é uma micose que compromete a pele, as unhas e as mucosas. Na pele, aparece em regiões com dobras provocando lesões avermelhadas, coceira e ardência”, explica a profissional. Segundo Bianca, é bastante comum em pessoas que manuseiam água diariamente ou que ficam com roupas molhadas durante muito tempo.  

    Já na pitiríase versicolor, conhecida popularmente como pano branco, o fungo provoca alterações na pele que geram manchas brancas, castanhas ou rosadas espalhadas por todo o corpo, mas vistas principalmente no tronco. As manchas podem descamar, mas as escamas são tão finas que, às vezes, não são percebidas. Em alguns casos, esse tipo de micose não apresenta sintomas.
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes