search
Título

Micose: quais partes do corpo costumam ser mais afetadas pela infecção?

Pele e Beleza
Problemas de Pele

19 de outubro de 2023

Manchas vermelhas ou brancas, descamamento e coceira? Cuidado, esses são alguns dos sintomas da micose, infecção como a candidíase e a pitiríase versicolor, causadas por diferentes tipos de vírus. Alguns deles, os chamados dermatófitos, podem ser transmitidos entre as pessoas.

Regiões com dobras são as mais atingidas pela micose


Algumas partes do nosso corpo costumam ser mais afetadas pelas infecções do que outras. “Na pele, apesar de poder acometer qualquer área do corpo, é mais comum nas regiões de dobras, como virilhas e axilas, e também nos pés, na planta e nas dobras entre os dedos”, conta a dermatologista Bianca Venturini.

As unhas também podem apresentar sintomas da infecção. Um dos tipos de micose, por exemplo, as dermatofitoses, podem causar lesões e descolamento das unhas. “A micose pode acometer também o couro cabeludo, com descamação e, em algumas vezes, provocar o surgimento de áreas arredondadas com fratura dos cabelos”, afirma a especialista.

Tratamento das micoses pode ser feito com cremes antifúngicos


É importante realizar o tratamento para se livrar dos sintomas de maneira rápida e eficiente. “As micoses superficiais e cutâneas são tratadas com medicamentos chamados de antifúngicos, que podem ser de uso local, os cremes, ou de uso oral, dependendo da gravidade e extensão do quadro”, explica a Dra. Bianca.

A maioria dos antifúngicos convencionais atua sobre a parede do fungo, inibindo o ergosterol, principal lipídio encontrado em suas membranas. Ao alterar a característica da parede do fungo, ocorre a morte celular, permitindo sua eliminação. Segundo a médica, os pacientes devem respeitar as orientações para prevenir uma nova infecção e jamais devem interromper o uso de um medicamento sem consultar um dermatologista.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A dermatite não tratada pode se espalhar pelo corpo?

A dermatite é uma reação alérgica de causas variadas que se manifesta de maneiras diferentes (há vários tipos) e em diversos lugares do corpo, com sinais e sintomas como coceira, vermelhidão e descamação, que causam muito incômodo. Conforme explica a dermatologista Gabriella Albuquerque, a dermatite pode se disseminar para regiões distantes do local de irritação. “Isso […]

Artigos
Por que a pele negra precisa ser hidratada?

Ter certos cuidados com a pele é uma atitude fundamental para mantê-la saudável. Com a pele negra, isso não é diferente. Apesar de suas particularidades, ela precisa de uma rotina de skincare, incluindo uma hidratação constante, sempre orientada por um dermatologista. Para conversar um pouco mais sobre a hidratação da pele negra e como fazê-la, […]

Artigos
O que é hipertricose? Saiba mais sobre síndrome do lobisomem!

A hipertricose, também conhecida popularmente como “síndrome do lobisomem”, é uma doença raríssima na qual os pelos crescem em excesso pelo corpo, preenchendo quase toda a sua extensão. A exceção são as regiões das mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode ser causada por diversos fatores, mas o principal está na predisposição genética. […]

Converse com um dos nossos atendentes