Manchas vermelhas ou brancas, descamamento e coceira? Cuidado, esses são alguns dos sintomas da micose, infecção como a candidíase e a pitiríase versicolor, causadas por diferentes tipos de vírus. Alguns deles, os chamados dermatófitos, podem ser transmitidos entre as pessoas.
Regiões com dobras são as mais atingidas pela micose
Algumas partes do nosso corpo costumam ser mais afetadas pelas infecções do que outras. “Na pele, apesar de poder acometer qualquer área do corpo, é mais comum nas regiões de dobras, como virilhas e axilas, e também nos pés, na planta e nas dobras entre os dedos”, conta a dermatologista Bianca Venturini.
As unhas também podem apresentar sintomas da infecção. Um dos tipos de micose, por exemplo, as dermatofitoses, podem causar lesões e descolamento das unhas. “A micose pode acometer também o couro cabeludo, com descamação e, em algumas vezes, provocar o surgimento de áreas arredondadas com fratura dos cabelos”, afirma a especialista.
Tratamento das micoses pode ser feito com cremes antifúngicos
É importante realizar o tratamento para se livrar dos sintomas de maneira rápida e eficiente. “As micoses superficiais e cutâneas são tratadas com medicamentos chamados de antifúngicos, que podem ser de uso local, os cremes, ou de uso oral, dependendo da gravidade e extensão do quadro”, explica a Dra. Bianca.
A maioria dos antifúngicos convencionais atua sobre a parede do fungo, inibindo o ergosterol, principal lipídio encontrado em suas membranas. Ao alterar a característica da parede do fungo, ocorre a morte celular, permitindo sua eliminação. Segundo a médica, os pacientes devem respeitar as orientações para prevenir uma nova infecção e jamais devem interromper o uso de um medicamento sem consultar um dermatologista.
Foto: Shutterstock