AchèAchè
search
Título

O que é micose? Como ela é transmitida para as pessoas?

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

Por Dra. Bianca Venturini

19 de outubro de 2023

As micoses, também chamadas de dermatomicoses, são infecções causadas por fungos e que podem surgir na pele, nos pelos, nas áreas de mucosas, nas unhas e nas regiões ao seu redor. Esse problema de saúde é causado por diferentes tipos de fungos e que apresentam diversas formas de manifestação, de acordo com a dermatologista Bianca Venturini.

Pés, unhas, mucosas e virilha são áreas mais atingidas pelas micoses

A especialista explica que entre os tipos de micose, o mais comum são as dermatofitoses, cujos responsáveis são os fungos dermatófitos: “Os principais sintomas são manchas ou placas avermelhadas na pele, que causam descamação e coceira. As áreas mais frequentemente atingidas são os pés e virilha”. A dermatofitose pode acometer também o couro cabeludo e as unhas, podendo apresentar descamação e descolamento, respectivamente.

Já a pitiríase versicolor, chamada popularmente de pano branco, provoca manchas brancas, castanhas ou rosadas no tronco, que podem descamar, mas não causam outros sintomas e nem são transmitidas a outras pessoas. Existe ainda a candidíase, que atinge a pele, a mucosa e as unhas. “Na pele, aparece em áreas de dobras como lesões avermelhadas com coceira ou ardência. É mais comum em trabalhadores que manuseiam água”, explica Bianca.

Algumas micoses podem ser transmitidas entre pessoas

O modo de transmissão das micoses também é bastante variado. As dermatofitoses são transmitidas por meio do contato direto da pele com áreas contaminadas. É importante evitar o contato com animais infectados, andar calçado em locais de uso comum, como chuveiros, piscinas, saunas, terra e areia da praia. Compartilhar roupas, calçados, toalhas, lixas e alicates de unhas não esterilizados também são atitudes que devem ser evitadas, já que apresentam riscos de transmissão de uma pessoa para a outra.

O oposto acontece com a candidíase e a pitiríase versicolor.  Os fungos causadores dessas micoses são encontrados naturalmente na pele e se desenvolvem em situações especiais, como quando há excesso de umidade ou quando um indivíduo sofre uma baixa na imunidade. É preciso, portanto, evitar permanecer com roupas molhadas ou suadas durante longos períodos, andar descalço em pisos úmidos e evitar vestir roupas muito apertadas.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
micose
pele
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Queimadura de sol: o que fazer para aliviar a dor na pele após a praia?

A queimadura de sol é uma das principais consequências imediatas da exposição desprotegida aos raios ultravioleta, que vem acompanhada de sintomas e sinais como ardência, dor e vermelhidão. Para aliviar todos esses incômodos e prevenir sua ocorrência, é importante seguir alguns cuidados, como evitar a exposição solar nos horários de maior intensidade e usar protetor solar para […]

Artigos
Por que é importante utilizar corticóides com acompanhamento médico?

Apesar de ajudarem bastante a amenizar os sintomas de inflamações e reações alérgicas, além de doenças como a dermatite, os corticóides podem gerar efeitos colaterais que podem ser perigosos. Por isso, é importante que eles sejam tomados apenas com prescrição e acompanhamento de um profissional especializado. “Os corticóides são os melhores anti-inflamatórios que existem. Eles […]

Artigos
Higiene: dividir o sabonete do banho com outras pessoas pode transmitir doenças?

Dividir um lar com outras pessoas não é fácil. Além das regras de convivência, as regras de compartilhamento de objetos também devem ser obedecidas. Não apenas como uma forma de respeito ao espaço pessoal de cada um, mas porque são medidas higiênicas que ajudam a reduzir os riscos de transmissão de agentes transmissores de doenças, […]

Converse com um dos nossos atendentes