search
    Título

    O que é micose? Como ela é transmitida para as pessoas?

    Cuidados com a pele
    Pele e Beleza

    Por Dra. Bianca Venturini

    15 de março de 2017

    As micoses, também chamadas de dermatomicoses, são infecções causadas por fungos e que podem surgir na pele, nos pelos, nas áreas de mucosas, nas unhas e nas regiões ao seu redor. Esse problema de saúde é causado por diferentes tipos de fungos e que apresentam diversas formas de manifestação, de acordo com a dermatologista Bianca Venturini.

     

    Pés, unhas, mucosas e virilha são áreas mais atingidas pelas micoses

     

    A especialista explica que entre os tipos de micose, o mais comum são as dermatofitoses, cujos responsáveis são os fungos dermatófitos: “Os principais sintomas são manchas ou placas avermelhadas na pele, que causam descamação e coceira. As áreas mais frequentemente atingidas são os pés e virilha”. A dermatofitose pode acometer também o couro cabeludo e as unhas, podendo apresentar descamação e descolamento, respectivamente.

    Já a pitiríase versicolor, chamada popularmente de pano branco, provoca manchas brancas, castanhas ou rosadas no tronco, que podem descamar, mas não causam outros sintomas e nem são transmitidas a outras pessoas. Existe ainda a candidíase, que atinge a pele, a mucosa e as unhas. “Na pele, aparece em áreas de dobras como lesões avermelhadas com coceira ou ardência. É mais comum em trabalhadores que manuseiam água”, explica Bianca.

     

    Algumas micoses podem ser transmitidas entre pessoas

     

    O modo de transmissão das micoses também é bastante variado. As dermatofitoses são transmitidas por meio do contato direto da pele com áreas contaminadas. É importante evitar o contato com animais infectados, andar calçado em locais de uso comum, como chuveiros, piscinas, saunas, terra e areia da praia. Compartilhar roupas, calçados, toalhas, lixas e alicates de unhas não esterilizados também são atitudes que devem ser evitadas, já que apresentam riscos de transmissão de uma pessoa para a outra.

    O oposto acontece com a candidíase e a pitiríase versicolor.  Os fungos causadores dessas micoses são encontrados naturalmente na pele e se desenvolvem em situações especiais, como quando há excesso de umidade ou quando um indivíduo sofre uma baixa na imunidade. É preciso, portanto, evitar permanecer com roupas molhadas ou suadas durante longos períodos, andar descalço em pisos úmidos e evitar vestir roupas muito apertadas.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    micose
    pele
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes