AchèAchè
    search
    Título

    Como impedir que uma lesão no joelho evolua para um quadro de osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    O joelho é uma das articulações mais importantes para o corpo humano. No entanto, esta área está sujeita a um grande número de lesões, que podem acontecer durante um jogo de futebol ou em um tombo, por exemplo, que podem traumatizar o joelho e, inclusive, facilitar o desenvolvimento de um quadro de osteoartrite, que é a deterioração da cartilagem das articulações. Descubra como impedir a progressão de uma lesão no joelho. 

    Sobrepeso e exercícios repetitivos podem agravar a lesão no joelho


    Algumas condições podem favorecer a evolução de um joelho lesionado para a osteoartrite.
    Exercícios físicos que exigem muito esforço da área e constante repetição e o sobrepeso, por exemplo, podem tornar a lesão mais propensa a desencadear uma osteoartrite. Isso acontece porque esses fatores aumentam ainda mais o desgaste da cartilagem óssea, favorecendo sua deterioração e assim, o surgimento da doença. 

    Quanto maior a gravidade da lesão no joelho, maiores são as chances do quadro evoluir para a osteoartrite. Os sintomas da doença nessa região são, geralmente, dor intensa, inchaço e sensação de que o joelho está estalando (crepitação). Apesar de a osteoartrite não ter cura, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas e a proporcionar maior qualidade de vida para o paciente. 

    Para impedir a evolução do quadro, fortalecer a musculatura é essencial


    Segundo o reumatologista Osmar Sigueoka, existem formas de impedir a evolução para osteoartrite. “Emagrecimento, fortalecimento e uso de medicações condroprotetoras” são algumas delas, diz o médico.
    Exercícios de agachamento são excelentes para fortalecer a musculatura da área e evitar o desgaste, desde que sejam feitos com cuidado e orientados por um profissional. 

    Outra atitude que pode ser tomada por quem lesionou o joelho é usar um suporte específico, que ampara a articulação e previne o desgaste excessivo da cartilagem, ajudando a evitar, por consequência, a osteoartrite. Além disso, o suporte também é importante para reverter processos inflamatórios na área lesionada que podem gerar muita dor e desconforto.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes