A osteoartrite é uma doença marcada pela destruição da cartilagem que protege as articulações, provocando dores e dificultando a movimentação dos pacientes. O uso de suporte para joelho, como as joelheiras, é indicado para alguns casos de osteoartrite. Mas, para que elas servem? Será que essa medida ajuda a reduzir o desgaste nas articulações?
Suporte para joelho diminui risco de lesões articulares
“O uso de suportes e/ou órteses na osteoartrite de joelhos não reduz o desgaste nas articulações, nem evita a progressão do desgaste, que é a progressão da osteoartrite”, afirma a reumatologista Anna Maura Fernandes. “O que eles fazem é melhorar a dor, agindo como analgésicos, e prevenir o risco de lesões”, completa a médica.
Outro benefício do suporte de joelho é a prevenção de deformidades causadas pela osteoartrite. A doença, se não tratada da forma adequada, pode provocar um processo inflamatório tão intenso que, somado à destruição da cartilagem articular, é capaz de deformar a estrutura óssea da região afetada.
Suportes não são as únicas medidas do tratamento da osteoartrite
Segundo a especialista, existem várias categorias de joelheiras, com materiais e formas diferentes. Cada uma tem uma indicação e benefício próprios. “As joelheiras fornecem uma maior estabilidade para a articulação, diminuindo o risco de lesão, dependendo do caso, e auxiliando na melhora da mobilidade articular”, informa Dra. Anna.
O suporte para joelho, geralmente, é indicado para pacientes com lesões nos ligamentos e instabilidade da patela, ajudando a estabilizar a articulação. No entanto, seu uso não é suficiente nos casos de osteoartrite, sendo necessários ainda anti-inflamatórios, medicamentos analgésicos e medidas não farmacológicas, como a prática de atividades físicas que não provocam impacto nos joelhos.
Foto: Shutterstock