AchèAchè
    search
    Título

    Osteoartrite: Todas as articulações do corpo contam com cartilagem?

    Doenças dos Ossos

    Por

    A osteoartrite é caracterizada por um processo gradativo de degeneração na cartilagem das articulações. Estas estruturas se localizam nas extremidades dos ossos, atuando como um amortecedor de impacto, evitando que os ossos se choquem e se deteriorem no decorrer dos movimentos. Como todas as articulações do corpo apresentam cartilagem, a doença pode se manifestar em diversas áreas.

    Locais do corpo que mais sofrem com a osteoartrite


    “Sim, todas as articulações do corpo contam com cartilagem e, portanto, uma pessoa pode
    sofrer com a doença em diferentes locais. Porém, as partes onde as cartilagens são mais usadas e recebem maior sobrecarga acabam tendo chances aumentadas de sofrerem com a doença”, afirma a reumatologista Regina Ferreira.

    Segundo a especialista, os locais onde há maior carga de peso – e, por isso, chances aumentadas de osteoartrite – são os joelhos, coluna e quadril. De modo geral, o tratamento é o mesmo, independente da parte do corpo acometida. Algumas medidas podem ser adotadas especificamente em apenas um local, mas em uma abordagem sintomática.

    Medidas importantes no tratamento da osteoartrite


    O tratamento da osteoartrite muitas vezes exige o uso de medicação específica capaz de retardar o processo degenerativo da cartilagem. Vale ressaltar aqui que a doença não tem cura, mas o tratamento adequado permite ao paciente conquistar uma melhor qualidade de vida, com os sintomas controlados. 

    Além da medicação, o tratamento exige do paciente adesão a uma rotina de prática de atividade física regular, no intuito de vencer o sedentarismo e o sobrepeso e fortalecer a musculatura. Essas outras medidas ajudam bastante a preservar a integridade dos ossos, articulações e também da cartilagem.  

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes