A osteoartrite, também chamada de artrose e osteoartrose, é uma doença marcada pelo deterioração da cartilagem que protege as articulações do corpo, provocando dor e inflamação. Entre as principais causas do problema está a ocorrência de lesões que, quando acometem o joelho, podem resultar em uma grave perda da qualidade de vida.
Lesão no joelho pode acelerar a piora da cartilagem das articulações
“Lesões prévias na articulação do joelho e até mesmo não reconhecidas são a principal causa da osteoartrite”, afirma a reumatologista Daniela Alvim Franco Vieira. Uma lesão pode tornar a articulação instável e acelerar o desgaste da cartilagem que já acontece naturalmente com o envelhecimento do corpo. Como consequência, pode surgir a osteoartrite.
Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer uma lesão, seja andando pela rua ou até mesmo dentro de casa. No entanto, atletas amadores e profissionais devem ficar ainda mais atentos porque o uso repetitivo de uma articulação somado ao risco de lesões pode facilitar ainda mais a osteoartrite. O mesmo vale para trabalhadores que fazem os mesmos movimentos durante o expediente.
Perder peso é uma das medidas indicadas para evitar osteoartrite
Quem já lesionou o joelho deve fazer a prevenção da osteoartrite com o tratamento adequado da lesão articular. “O tratamento deve ser individualizado e requer uma combinação de medidas farmacológicas e não farmacológicas. A educação do paciente, o controle do peso e a realização de atividades físicas são essenciais para impedir a progressão da doença”, explica a profissional.
Se as medidas não forem suficientes, o paciente que desenvolver a osteoartrite poderá ter dificuldade para movimentar a articulação afetada e apresentar aumento do volume articular, ou seja, inchaço. Sem o tratamento adequado, há risco de uma piora progressiva, com destruição da cartilagem e impotência funcional da articulação.
Dra. Daniela Alvim Franco Vieira é reumatologista pelo Hospital de Base de Brasília e atua em Marabá (PA). CRM-PA: 13522
Foto: Shutterstock