AchèAchè
    search
    Título

    Atleta de fim de semana: exercícios ocasionais e intensos desgastam articulações?

    Doenças dos Ossos

    Por

    O sedentarismo é um importante fator de risco para diversas doenças, como a hipertensão e o diabetes. Praticar atividades físicas ajuda a prevenir e também controlar alguns problemas físicos, além de gerar benefícios para a mente. Entre eles estão a redução do estresse e da ansiedade.

    Exercícios que causam impacto prejudicam articulações


    No entanto, antes de iniciar uma prática esportiva é preciso avaliar o melhor tipo de exercício para cada paciente, como aqueles com risco de desenvolver artrose. Atividades que geram impacto nas articulações devem ser evitadas e substituídas. É o caso do basquete e do vôlei que podem sobrecarregar as articulações durante os saltos e aterrissar.

    Esses tipos de exercícios podem provocar prejuízos mesmo quando não são praticados regularmente, se forem praticados intensamente. “A atividade física ocasional pode causar desgaste articular. A falta de preparo muscular em atividades, como corridas e futebol, leva a uma maior incidência de lesões nas articulações por causa da sobrecarga”, explica o ortopedista Lucio Nakada.  

    Musculação ajuda a reduzir desgaste das articulações


    Para os apaixonados por esses esportes, é possível reduzir os danos e evitar o surgimento da artrose, também chamada de osteoartrose ou osteoartrite. “Para garantir que o exercício físico seja benéfico às articulações, é sempre importante fortalecer o músculo. Uma musculatura bem trabalhada diminui essa sobrecarga”, afirma o profissional.

    A musculação ajuda a aliviar a dor, um dos principais sintomas da doença. Outras consequências da artrose envolvem sensação de calor, produção de ruídos, inchaço e rigidez da região afetada, que limitam a capacidade do corpo de realizar movimentos. O tratamento da artrose envolve desde hábitos no dia a dia, como evitar carregar peso e usar sapatos confortáveis, até fisioterapia e consumo de analgésicos e anti-inflamatórios.
    Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965
    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes