AchèAchè
    search
    Título

    De que forma lesões nas articulações contribuem para a osteoartrite?

    Uncategorized

    Por

    O risco de sofrer uma lesão nas articulações é maior do que parece ser. Esses acidentes podem acontecer em situações comuns do dia a dia, como durante a prática de um esporte ou até mesmo ao caminhar em uma calçada esburacada. Essas lesões podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite, que até recebe um nome diferente nestes casos. 

    Lesões podem levar à liberação de substâncias inflamatórias


    “A osteoartrite que se desenvolve após a lesão de uma articulação é chamada de osteoartrite pós-traumática”, afirma a reumatologista Árien Oldoni. Esse processo, que pode envolver também sobrecarga causada pelo excesso de peso, provoca alterações mecânicas que levam ao desgaste das estruturas articulares, que não são capazes de suportar a carga recebida por elas. 

    “A articulação, sob a ação dessas forças, produz e ativa enzimas que degradam a cartilagem, o que é estimulado por mediadores inflamatórios que promovem e amplificam a inflamação, acelerando os danos articulares”, explica a médica. Outras moléculas, como fragmentos de colágeno, também podem acelerar a liberação desses mediadores, estabelecendo, assim, um círculo vicioso de desgaste da cartilagem.

    Segundo a reumatologista, lesões nos ligamentos, danos no menisco e traumas que envolvem a articulação podem estar envolvidos no desenvolvimento da osteoartrite. Dra. Árien, no entanto, faz um alerta: “As alterações patológicas ficam evidentes 10 anos após a lesão inicial, independentemente se houve reparação cirúrgica ou não”. 

    É possível evitar lesões nas articulações?


    Para evitar as lesões e a doença, é importante manter uma
    rotina regular de exercícios físicos, tanto para fortalecer os músculos que ajudam a proteger as articulações quanto para evitar o excesso de peso. Antes disso, é fundamental procurar um profissional especializado para descobrir quais são os tipos de exercícios mais indicados para o seu caso.  


    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes