No dia a dia, todas as pessoas estão sujeitas a sofrer lesões nos ossos e nas articulações. Esses traumas causam dor e inchaço e podem dificultar a movimentação do corpo, atrapalhando a rotina no trabalho e em casa. As lesões graves devem receber uma atenção especial, já que podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite de joelhos.
Atletas são mais sujeitos a sofrer lesões graves no joelho
“Ao sofrer um trauma no joelho, muitas estruturas podem ser lesionadas. Ligamentos, meniscos e cartilagem, se lesionados e não tratados, podem evoluir para osteoartrite de joelhos. Existem casos de traumas que não lesionam estruturas, mas que também podem desenvolver osteoartrite”, afirma o ortopedista Rodrigo Medeiros.
Os praticantes de atividades físicas estão entre os grupos mais suscetíveis a lesões graves no joelho, especialmente quando as modalidades são muito intensas e exigem esforços repetitivos. Até mesmo atletas profissionais e bem preparados sofrem traumas. Por isso, é sempre importante fazer exercícios com supervisão de um profissional e optar pelos de baixo impacto, como bicicleta, caminhada, natação e hidroginástica.
Como impedir que uma lesão facilite a osteoartrite de joelhos?
Logo após sofrer uma lesão, é recomendado se consultar com um especialista, que deverá avaliar os danos e, assim, propor medidas para reduzir a chance de osteoartrite de joelho, caso seja necessário. “Cuidados ao praticar atividades físicas, evitando traumas mais graves, e manter a musculatura bem alongada e com uma força boa” são exemplos citados pelo médico.
No entanto, segundo o ortopedista, a maior causa para o desenvolvimento da osteoartrite nos joelhos segue sendo a herança familiar. “A genética é a principal. Infelizmente, não temos como mudar. Pessoas que têm familiares com o problema precisam redobrar os cuidados”, destaca Doutor Medeiros.
Foto: Shutterstock