AchèAchè
search
Título

Como evitar a reincidência de lesões esportivas nas articulações?

Dores no corpo
Sintomas

4 de novembro de 2023

Lesões nas articulações são muito comuns em esportistas, já que eles se submetem todo dia a atividades intensas e de alto impacto. Como eles precisam que o corpo esteja nas melhores condições para trabalhar, uma eventual lesão é sempre um atraso, mesmo se for mínima. Por isso é muito comum a ansiedade para se recuperar logo. Todavia, isso pode atrapalhar o processo, gerando novas lesões.  
“Um grande problema entre praticantes de atividades esportivas são as lesões. Muitas vezes a ansiedade em retornar à prática desportiva atrapalha a recuperação de uma lesão e aprisiona o praticante em um círculo vicioso de reincidências de lesões”, comenta o ortopedista Vinícius Magno.

Recuperação de lesão esportiva deve ser gradual


Segundo o médico, quando uma lesão musculoesquelética ocorre, a imobilidade necessária durante a cicatrização normalmente determina um enfraquecimento temporário da musculatura por um mecanismo neurofisiológico de regulação. Este período de completa inatividade é que deixa os atletas nervosos e ansiosos. É necessário que eles entendam a importância deste momento para o sucesso do tratamento, por mais que seja agoniante.   

Após terminar o período de imobilidade, inicia-se o retorno aos treinos, o qual deve ser feito aos poucos. Além de gradual, o retorno às atividades após uma lesão musculoesquelética deve ser acompanhado por um profissional da área de saúde. “Isso permitirá que a lesão recém-cicatrizada não retroceda ou que surjam lesões ainda mais graves. Exercícios isométricos de baixa intensidade são os preferidos”.

Importância da alimentação na recuperação de lesões


A alimentação também assume papel importante nesse contexto, já que a ingestão de determinados nutrientes contribui de maneira significativa para a cicatrização de lesões. “Uma dieta balanceada, com colágenos, vitamina C e aminoácidos, é fundamental para que a cicatrização do tecido musculoesquelético ocorra de forma adequada”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Fazer pilates pode ajudar a amenizar os sintomas das varizes?

A prática de atividade física é essencial para prevenir e tratar os sintomas das varizes dos membros inferiores, especialmente quando o exercício em questão é de impacto baixo, no máximo moderado. Portanto, o pilates pode ser uma ótima alternativa nesse sentido, seja você já diagnosticado com o problema ou não. Pilates no tratamento de varizes […]

Artigos
Por que a inflamação atua como um mecanismo de defesa do organismo?

As inflamações que de vez em quando afetam o corpo humano costumam causar dores, inchaço, vermelhidão e sensação de calor na região afetada. Apesar desses sintomas perturbadores, existe uma boa razão que provoca seu aparecimento: a inflamação exerce uma função importante, atuando como um mecanismo de defesa. “Uma resposta inflamatória pode ser iniciada com a […]

Artigos
O que são as aftas na mucosa bucal? Como é o tratamento?

Aftas são feridas normalmente dolorosas que se formam na região interior da boca, geralmente nos cantos, também podendo aparecer na língua e na gengiva. A duração das aftas costuma ser curta (poucos dias) e elas tendem a desaparecer sozinhas, sem precisar de intervenção. Porém, existem aftas que incomodam mais e demoram um tempo maior para […]

Converse com um dos nossos atendentes