search
Título

O que é cotovelo de tenista? Ortopedista explica o problema!

Cuidados e Bem-estar

Por Dr. Roberto Ranzini

19 de outubro de 2023

Você já ouviu falar em cotovelo de tenista? Trata-se de uma condição, chamada de epicondilite lateral, que provoca a inflamação dos tendões do cotovelo. É um dos problemas mais comuns na região e atinge especialmente adultos a partir da meia-idade. O cotovelo de tenista pode provocar sintomas, como fraqueza, rigidez e dor, que pode piorar progressivamente e afetar até o braço e a mão.

Movimentos repetitivos do tênis podem lesionar o cotovelo


A complicação surge por diversos motivos. “As causas mais comuns são traumatismo direto ou, no caso dos tenistas, a mudança de qualquer parâmetro da raquete ou técnica de jogo”, explica o ortopedista, traumatologista e especialista em Medicina Esportiva Roberto Ranzini. Durante os movimentos, a contração repetida dos músculos do braço e do antebraço sobrecarrega os tendões do cotovelo e provocam lesões.

Apesar do nome, os jogadores de tênis não são os únicos capazes de sofrer com o problema. “Toda atividade profissional ou esportiva que realize movimentos repetitivos dos músculos extensores do punho e dedos pode levar ao desenvolvimento da epicondilite lateral”, alerta o médico. Jogadores de golfe, tênis de mesa, badminton e profissionais que utilizam o computador durante muitas horas também podem desenvolver a condição.

Tratamento para cotovelo de tenista passa pelo repouso


O tratamento para a epicondilite lateral passa pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios e tiras de velcro no início, além de repouso, bolsas de gelo e analgésicos para aliviar a dor. Injeções de corticosteroides e sessões de fisioterapia também são indicados. Caso pratique tênis ou outro esporte, é importante avaliar os movimentos que estão sendo realizados durante a prática para reduzir a sobrecarga no cotovelo.

Para os jogadores de tênis, o tratamento também tem como objetivo a redução dos treinos. “Normalmente, é preciso diminuir a prática para que o tratamento fisioterápico produza resultados rápidos. Quando o tratamento é instituído logo após o início dos sintomas, é até possível continuar treinando”, afirma Ranzini. Mas, para casos mais crônicos, é necessário suspender a prática esportiva.

 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
ortopedia
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais contusões musculares que podem acontecer durante a prática de esportes?

Por mais que a prática esportiva seja uma forma importante de condicionar o corpo e torná-lo mais resistente, o esforço repetitivo, principalmente na mesma região, tende a gerar desgaste, o que pode culminar em algum tipo de lesão. As contusões musculares são muito comuns entre os esportistas e podem ser classificadas em alguns tipos. “As […]

Artigos
Bico de papagaio: médico explica condição comum em pacientes com artrose

Bico de Papagaio” é uma expressão popular, que se refere ao osteófito, uma das alterações que acontecem na artrose ou osteoartrite diagnosticada na coluna das pessoas. Vamos entender um pouco mais sobre essa condição que pode provocar dor nos pacientes. O surgimento do “bico de papagaio” se dá após o desgaste das cartilagens entre as […]

Artigos
O uso de sabonete comum para lavar o rosto pode piorar a oleosidade da pele?

Conforme o corpo envelhece, o organismo perde a capacidade de repor as células do esqueleto, que se desgastam e se perdem. Nas articulações, esse processo pode dar origem a uma doença que recebe o nome de osteoartrite, mas que também pode ser chamada de artrose ou osteoartrose. Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as […]

Converse com um dos nossos atendentes