A prática de exercícios físicos é uma das formas mais importantes de preservar a saúde das articulações e também de tratar doenças que as afetam, como a osteoartrite. No entanto, é importante saber que nem todas as atividades são recomendadas para quem tem problemas nas articulações do joelho e algumas delas, como a corrida, precisam ser praticadas com cautela.
Corrida intensa pode sobrecarregar articulações do joelho
A corrida é uma prática que provoca impacto no joelho durante os movimentos, o que aumenta o risco de desgaste das articulações e de lesões. É importante estar atento à intensidade do exercício e ao tempo de treino para evitar consequências graves.
Ainda assim, segundo o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte João Felipe Franca, é possível praticar corrida: “A corrida pode ocasionar dor por causa do impacto. Se não tiver dor, pode praticar, sabendo do maior risco de inflamação ocasionado pelo impacto e desde que não na fase aguda da doença.”
Existem outros esportes que causam ainda mais impacto nas articulações do joelho. O basquete e o vôlei são alguns exemplos, já que demandam saltos em vários momentos da partida. Para diminuir os danos, uma alternativa é praticar atividades similares na água, se possível.
Tênis ajudam a diminuir impacto causado pela corrida
Para correr sem sobrecarregar as articulações do joelho, o especialista recomenda manter um peso adequado e utilizar calçados apropriados, como tênis de corrida, dotados de tecnologia de absorção de impacto. Além disso, é importante fazer também exercícios resistidos, como a musculação, capazes de fortalecer os músculos e, assim, proteger as articulações.
Vale lembrar ainda que é possível se dedicar a outros tipos de exercícios físicos. “Quanto menos impacto vertical nos joelhos, melhor. Portanto, atividades na água e ioga são muito interessantes para quem já sofre com problemas articulares. Exercícios posturais são essenciais para qualquer problema articular”, aconselha Franca.
Foto: Shutterstock