A corrida foi durante muitos anos apontada como perigosa para a saúde dos joelhos, mas de alguns anos para cá diversos estudos vêm mostrando que, na verdade, a prática é benéfica para tanto para os joelhos quanto para as articulações de modo geral. Se a corrida for feita de forma inadequada, ou o nível de impacto for muito alto, poderá comprometer essas partes, mas em boas condições os efeitos são positivos.
“Por mais que muitas ações possam gerar prejuízos ao joelho, devido aos impactos e possíveis choques durante as atividades, estudos recentes comprovaram que exercícios como as caminhadas ou as corridas podem ser, diferentemente do que antes se pensava, bastante benéficos para a saúde do joelho”, afirma o ortopedista Marco Túlio Caldas.
Benefícios da corrida para a saúde dos joelhos
Segundo o especialista, as pesquisas indicam que a prática desse tipo de atividade física após um período de cerca de meia hora ajuda a diminuir consideravelmente a inflamação do líquido sinovial, que é o responsável por lubrificar a articulação do joelho. “Dessa forma, com um menor risco de inflamação, é possível que o líquido permaneça completamente saudável e, consequentemente, o joelho não apresente problemas relacionados a isso”.
Além disso tudo, quando a prática da corrida se inicia cedo, na infância ou adolescência, os riscos de sofrer com problemas no joelho e articulações futuramente diminuem bastante. Joelhos, articulações e diversas outras áreas do corpo tendem a ficar mais fortalecidas.
Tratamento medicamentoso de problemas no joelho
A corrida pode funcionar, portanto, tanto como prevenção, quanto tratamento de doenças no joelho. Quando um indivíduo sofre com problemas nesta região, além da corrida e demais atividades físicas benéficas, é fundamental o uso de medicações que ajudem a controlar a dor e os demais sintomas. Suplementos a base de colágeno, ômega 3 e vitamina D são interessantes nesse caso, pois estes nutrientes beneficiam ossos, articulações e cartilagens.
Foto: Shutterstock