search
    Título

    Para que serve o colágeno nas articulações?

    Uncategorized

    Por

    As proteínas estão entre as macromoléculas mais importantes do corpo humano e, dentre elas, o colágeno ganha destaque devido a sua abundância e versatilidade. Praticamente todos os órgãos contêm colágeno. Ele está presente, por exemplo, no cabelo, nas unhas, na pele e também nas articulações, estruturas muito importantes do sistema musculoesquelético.

     

    Colágeno faz parte da composição das articulações

     

    “É o colágeno que dá sustentação e elasticidade aos tendões, ligamentos, cartilagens, ossos e outras partes do corpo e, por isso, é tão importante para as articulações”, afirma a reumatologista Mayara Manueira da Silveira. Em quantidades adequadas, o colágeno permite que o corpo se movimente sem provocar atrito entre os ossos, evitando dores.

    O colágeno é produzido pelo organismo, mas uma parcela importante dessa proteína vem da alimentação. “É importante levar uma vida saudável e ingerir alimentos ricos em proteína como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage”, indica a médica. Caso não seja possível obter esse nutriente apenas pela alimentação, a suplementação é um caminho para te ajudar a alcançar os níveis ideais de colágeno.

     

    Fabricação de colágeno pelo corpo diminui com o tempo

     

    No entanto, com o passar dos anos, o corpo reduz gradativamente a produção de colágeno. É quando essa diminuição começa a acontecer, por volta dos 30 anos, que o consumo de alimentos ricos nessa proteína ganha ainda mais importância. Ao chegar nesta faixa etária, é importante procurar um especialista para descobrir formas de repor essa quantidade que falta, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

    A falta do colágeno deixa as articulações sem uma parte importante de sua composição. Como consequência, com o tempo, a baixa quantidade da proteína faz com que o corpo sinta dor ao se movimentar, além de facilitar o desenvolvimento de doenças graves, como a osteoartrite, que provoca a inflamação e rigidez das articulações.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes