O colágeno é a proteína presente em maior quantidade no corpo humano. Além de dar firmeza à pele, a substância também é responsável por compor e fortalecer as cartilagens que revestem as articulações. No entanto, para que o colágeno seja produzido de forma adequada, é preciso garantir uma alimentação rica em vitamina C.
Vitamina C ajuda fibra de colágeno a ser tornar resistente
De acordo com o reumatologista João Rodrigues, a vitamina C age na formação e na estabilização do colágeno: “Ela permite que as fibras do colágeno adquiram estabilidade e resistência, características essenciais que devem apresentar, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade”.
A atuação da vitamina C na síntese de colágeno ajuda, por exemplo, a evitar o desenvolvimento da osteoartrite. A doença reumática é marcada pelo desgaste da cartilagem articular, o que provoca dor, e limitação dos movimentos do corpo. É importante especialmente para atletas de esportes que causam impacto nas articulações, como vôlei, basquete e corridas.
Alimentação rica em vitamina C evita dores nas articulações
Uma alimentação pobre em vitamina C e, consequentemente, a falta de colágeno atrapalham a saúde do sistema musculoesquelético e facilita o surgimento de outros problemas nas articulações. “As articulações podem perder resistência e flexibilidade, podendo surgir dores articulares, chamadas de artralgia, ou até mesmo inchaço em decorrência de uma deficiência dessa vitamina”, explica o médico.
Para evitar que isso aconteça, é importante procurar um especialista para adequar o consumo de vitamina C às necessidades do corpo. O nutriente é encontrado principalmente em frutas e outros vegetais, como caju, limão, manga, laranja, kiwi, acerola, tomate, espinafre, rúcula, repolho, agrião e brócolis.
Dr. João Rodrigues é reumatologista, formado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com residência na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). CRM-PE: 21008
Foto: Shutterstock