As varizes são veias que se dilatam em função de defeitos na circulação sanguínea e fazem com que o sangue se acumule nos membros inferiores. A doença afeta homens e mulheres, mas a maior parte dos casos diagnosticados é do sexo feminino e algumas pessoas dizem que as varizes tendem a piorar a partir da menopausa. Será que isso é verdade?
Idade avançada é um dos fatores de risco das varizes
Segundo o angiologista Jayme Ramos, o avanço da idade é um dos principais fatores de risco das varizes. E, com o passar dos anos, as mulheres entram na menopausa, período que coincide com o aumento das varizes. A partir daí, faz-se uma associação entre a piora do quadro com a chegada da menopausa.
“Uma coisa que acontece também é que, com a menopausa, as mulheres passam a ter um risco igual ao dos homens de ter problemas cardiovasculares. Alguns médicos (não todos) acreditam que a diminuição dos níveis hormonais pode levar a um aumento do número de veias varicosas nas mulheres”, afirma o especialista.
Como é feita a prevenção das varizes?
Para evitar varizes na menopausa e em qualquer fase da vida da mulher, existem algumas medidas importantes, como evitar ganho de peso, não ser sedentária, evitar cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar meias de compressão e evitar situações que aumentem a pressão venosa nos membros inferiores.
De acordo com o angiologista, a diferença da prevenção antes e depois da menopausa é um cuidado maior com os fatores de risco, como aumento de peso e sedentarismo. “O tratamento é o mesmo e usa as técnicas mais adequadas a cada caso. O importante é não relaxar nos cuidados com o aumento da idade. É importante usar a meia de compressão de forma regular, praticar atividades físicas regulares e cuidar da dieta”, explica Doutor Ramos.
Foto: Shutterstock