search
    Título

    A partir de qual idade as varizes se manifestam?

    Uncategorized

    Por

    Apesar de aparecerem com mais frequência e intensidade em pessoas de idade avançada, as varizes também podem se desenvolver em adolescentes e até mesmo, ainda que raramente, em crianças. Independentemente da faixa etária, é importante que a preocupação não seja apenas estética, já que há risco de problemas circulatórios, dor e desconforto.
    “A tendência atual é vermos varizes cada vez mais cedo, devido ao tipo de vida que as pessoas vem levando”, avalia o angiologista Dr. Jayme Ramos. “O uso precoce de anticoncepcional e os grandes períodos de tempo com os membros inferiores sem se movimentar direito, principalmente por conta do trabalho, são alguns motivos para isso”.

    Insuficiência venosa aumenta deformação das veias e provoca dor


    As varizes se manifestam de diferentes formas, sendo o quadro mais preocupante o da insuficiência venosa, já que traz sensações desagradáveis e incômodas. “Dor nos membros inferiores, sensação de pernas pesadas e cansadas ao final do dia, dormência e coceiras nas pernas são bem comuns”, diz Jayme. “Pode haver também inflamação (o que gera tromboflebite), sangramento e o aparecimento de úlceras nos membros inferiores”.

    A insuficiência venosa faz com que as veias trabalhem em condições exageradas, o que aumenta ainda mais a deformação delas. “Pode ser gerada por diversos fatores, tais como calor demasiado, traumas repetidos nas pernas, uso de medicamentos, hormônios e anticoncepcionais, além da permanência por muito tempo com os membros inferiores para baixo”.

    Varizes devem ser tratadas assim que forem percebidas


    Varizes e todos os problemas que podem derivar dessa condição devem ser tratados o quanto antes, ainda mais nos casos de pessoas que os desenvolvem quando jovens. “Quanto mais cedo as varizes aparecem, mais tempo o indivíduo vai conviver com os problemas que podem ser causados por elas e, com isso, há chances maiores de complicações”, conclui.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes