AchèAchè
    search
    Título

    A DPOC se manifesta com crises, como a asma?

    Asma e Bronquite
    Sintomas

    Por

    Assim como acontece com a asma, um quadro de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), também cursa com as tradicionais crises, isto é, exacerbações dos sintomas que surgem repentinamente. Sendo assim, o paciente com crise de DPOC corre o risco de sentir falta de ar, fadiga, tosse, pigarro na garganta e catarro em excesso, por exemplo. 

    “A DPOC também se manifesta com crises, assim como a asma. Os principais sintomas nas crises são tosse com catarro, falta de ar e chiado no peito”, informa o pneumologista Mauro Gomes. Caso não sejam rapidamente controladas, as crises podem trazer complicações sérias ao paciente e até mesmo levá-lo à morte. 

    Cuidados para evitar as crises e controlar o quadro de DPOC


    Segundo o especialista, para
    evitar ou controlar as crises é crucial parar de fumar, usar a medicação regular indicada pelo médico e prevenir infecções respiratórias. Ou seja, aderir plenamente ao tratamento da doença. A vacinação anual contra gripe é fundamental justamente pelo fato das infecções respiratórias agravarem o quadro e as crises.

    Além de cessar o tabagismo – principal fator relacionado à manifestação da DPOC – é recomendado ainda evitar a inalação constante de gases (produtos tóxicos, fumaça de lenha), poluição, fumaça do cigarro de outras pessoas, etc. Toda forma de prevenção e tratamento é bem vinda, tendo em vista que a DPOC possui um efeito sistêmico no corpo e dobra o risco de episódios sérios como infarto e AVC.   

    Tratamento medicamentoso e exercícios físicos são fortes aliados no combate à DPOC


    Os medicamentos mais receitados no tratamento da DPOC são os broncodilatadores (ajudam na melhora da respiração)
    e corticóides, que atuam na redução da inflamação nas vias aéreas. Outra auxiliar importante no tratamento é a prática regular de atividade física, que deve ser acompanhada por um especialista, para evitar complicações na respiração. 

      

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes