search
Título

Por que pacientes com asma e DPOC relatam sentir muito cansaço?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

A asma e a DPOC são doenças respiratórias crônicas capazes de comprometer a realização de atividades do dia a dia e, assim, de mudar a rotina de seus portadores. Os dois problemas apresentam, entre outras características, um aspecto em comum: são doenças que dificultam a passagem do ar e sua chegada até os pulmões, atrapalhando a respiração.

Cansaço é consequência da falta de ar

Entre os sintomas que a asma e a DPOC podem provocar estão tosse, chiado no peito e falta de ar. É bastante comum ainda pacientes relatarem muito cansaço aos médicos. “Esses portadores têm falta de ar, ou seja, dificuldade para respirar devido ao mau desempenho da musculatura respiratória”, explica o pneumologista. A falta de oxigenação atrapalha a liberação de energia para o corpo, o que acaba levando ao cansaço.
De acordo com o profissional, a asma é uma doença inflamatória que se inicia frequentemente na infância e pode ser revertida. “Depois de uma crise, mesmo intensa, com medicação e se afastando do fator desencadeante, o asmático pode ficar assintomático”, conta o especialista. Entre os fatores que dão início aos sintomas estão poeira, poluição, mofo, ácaros, pólen e pêlos de animais.

O cigarro é a principal causa da DPOC

A DPOC, por outro lado, é caracterizada por alterações progressivas e somente parcialmente recuperáveis. Em geral, ocorre devido à inalação de gases tóxicos, principalmente vindos do cigarro. A principal medida de tratamento para o problema é parar de fumar para impedir a evolução da doença.
Caso um paciente com asma ou DPOC não esteja se sentindo bem, ele pode utilizar os chamados broncodilatadores. “Os broncodilatadores têm efeito em minutos no alívio da tosse da falta de ar”, afirma o médico. Eles servem para relaxar a musculatura do aparelho respiratório e permitir a passagem de ar, mas não devem ser utilizados como único tratamento. Consumir os medicamentos prescritos, viver em ambientes limpos e sem cigarro e se manter vacinado são atitudes primordiais.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes