search
    Título

    Falta de ar: saiba como melhorar a qualidade de vida de pacientes com DPOC

    Uncategorized

    Por

    A doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC, é, na verdade, um conjunto de doenças que engloba o enfisema e a bronquite crônica. Ela provoca o estreitamento das vias aéreas e bloqueia a passagem do ar para os pulmões, tendo como principal sintoma, a falta de ar.

    Abandone o cigarro

    A maior parte dos casos de DPOC é causada pela irritação do sistema respiratório ao entrar em contato com as substâncias presentes no cigarro. O fim do consumo de cigarros torna-se, portanto, a principal medida em busca de uma vida melhor. “Para impedir a progressão da doença, que leva à incapacidade, à aposentadoria precoce e à morte, é fundamental parar de fumar”, afirma o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.

    Realizar atividades simples do dia a dia pode ser difícil para um paciente com DPOC, que logo se sente cansado e com falta de ar. É importante ficar em repouso antes de fazer uma tarefa e procurar não gastar muita energia. Para isso, você pode optar por tomar banho, se secar, se vestir e escovar dentes sentado.

    Dicas para o dia a dia

    Caso você more em uma casa de dois andares ou em um prédio sem elevador, subir as escadas pode dar trabalho. É recomendado instalar corrimãos e procurar utilizar lentamente as escadas. Pacientes idosos devem estar acompanhados para tais atividades. Ao sair de casa, leve medicamentos broncodilatadores de curta ação, dependendo da gravidade da DPOC.

    O pneumologista Kirchenchtejn aconselha se manter sempre vacinado contra a gripe. “Evitam-se exacerbações da doença com a vacinação em dia. Além disso, existe um grande arsenal de medicamentos para estabilizar e aliviar os sintomas”, explica. O médico ainda afirma que nos casos mais graves, a doença pode requerer broncoscopia, cirurgia e até transplante de pulmão.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes