AchèAchè
search
Título

A asma pode piorar nas estações mais quentes do ano? Entenda!

Asma e Bronquite

Por Dr. José Eduardo Martinelli

19 de outubro de 2023

Quem tem asma ou até mesmo outros problemas respiratórios crônicos (como a bronquite ou o DPOC, por exemplo) sabe que a mudança de temperatura pode influenciar diretamente nos sintomas da doença, como a tosse e falta de ar. Mas será que isso também acontece nas estações mais quentes? O calor pode prejudicar o tratamento da asma? Para tirar essas e outras dúvidas, conversamos com o pneumologista José Eduardo Martinelli, que esclareceu a relação entre asma e calor. Confira! 

Falta de ar no tempo quente? Entenda o que desencadeia uma crise de asma

A maioria dos portadores de asma conseguem identificar a crise quando os primeiros sintomas de asma aparecem, como a tosse, o desconforto na região do tórax e a falta de ar. Mas como saber quando a crise chega? O pneumologista aponta que alguns fatores podem desencadeá-la. “Existem alérgenos e os irritantes. Os alérgenos são todas aquelas substâncias que disparam a crise, como poeira domiciliar, ácaro, polinização em certas épocas do ano, odores fortes, medicamentos, corantes em determinados alimentos, pelos de animais. Todos esses são alérgenos que podem desencadear a crise de asma”, explica o médico.

Já a outra categoria pode facilitar o surgimento de uma crise, embora não a provoque em si. “Os irritantes, como o cheiro de óleo diesel e o ar-condicionado, pelo fato de provocarem uma irritação das vias aéreas, podem também desencadear uma crise. Porém, não é o irritante que provoca a crise: ele gera um processo inflamatório que pode levar à ela”.

Quando o assunto é temperatura, no entanto, o verão e a primavera não são fatores decisivos para a crise de asma. “As estações mais frias, por causa do tempo seco e da temperatura baixa, podem provocar mais crises”, explica Dr. Martinelli. “O que ocorre é que existem pacientes que, independente da condição climática, terão crises de forma geral. O tempo quente não a desencadeia em si: é bem mais comum que o inverno provoque essa reação”.

No calor, pacientes com asma devem tomar cuidado com a polinização

Quando falamos em termos de cuidados preventivos que o asmático deve ter, é importante ver os fatores de risco. Nas estações mais quentes, um evento em particular pode merecer a sua atenção. “Aqui no Brasil não existe uma estação onde a polinização é um fato marcante, como na Europa, mas nessa época as pessoas ficam mais sensíveis à asma e devem se precaver, tomando cuidado ao se exporem à flores”, comenta Martinelli. No geral, o pneumologista ressalta que não há uma receita preventiva: cada paciente é um paciente e a prevenção é muito particular para cada um. “Por exemplo, há asmáticos que podem tomar sorvete e gelado, outros não podem”, reforça.

O tratamento também irá variar de pessoa para pessoa, segundo José Eduardo. “Se o paciente tiver crises muito subitamente, é importante portar um remédio para asma, sprays broncodilatadores (bombinha) de ação rápida para evitar que a crise se perpetue. Tem paciente que tem crise somente nos meses de inverno e nas mudanças climáticas, nesse caso, tratamos apenas a crise. Outros podem manter uma medicação intercrise com broncodilatadores de ação prolongada e corticoides de uso tópico”, finaliza.

Newsletter
Tags
tratamento contra asma
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Mitos e verdades sobre a asma

A asma é uma doença respiratória. O inverno significa um período conturbado para quem sofre da doença. Considerada uma das doenças crônicas mais comuns, que afeta tanto crianças quanto adultos, esse problema mundial de saúde acomete mais de 2 milhões de pessoas por ano somente no Brasil. Para ajudar você a se prevenir e entender […]

Artigos
Como os pais devem cuidar dos filhos pequenos com asma?

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores composto pela traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. É caracterizada pela limitação do fluxo da respiração. A asma é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, porém a maior parte dos casos se inicia na infância e o surgimento da maioria […]

Artigos
O tratamento da asma é diferenciado para quem tem HIV?

O tratamento antirretroviral para controlar a infecção pelo HIV está muito eficaz atualmente, o que leva ao prolongamento da vida das pessoas que vivem com HIV, ocasionando assim o aumento das doenças crônicas presentes nesta população, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão, asma e hipertensão pulmonar. A maioria das pessoas que […]

Converse com um dos nossos atendentes