AchèAchè
search
Título

O clima seco piora crises de asma? É possível amenizar o desconforto?

Asma e Bronquite

Por

19 de outubro de 2023

A asma é uma doença respiratória que provoca tosse, falta de ar e chiado no peito devido a uma hipersensibilidade das vias aéreas – brônquios, estruturas que levam o ar até o pulmão. Você sabia que o clima seco, típico do outono e do inverno, pode causar ou piorar crises de asma? Neste texto, vamos explicar como isso acontece e o que é possível fazer para minimizar as consequências do clima seco.
Segundo o alergista e imunologista Pedro Bianchi, o clima seco é definido pelo nível de umidade presente no ar, um índice chamado de umidade relativa do ar: “O ideal para a população humana é que esse índice esteja em torno de 60%. Abaixo de 30% se chama estágio de atenção, abaixo de 20%, estágio de alerta, e abaixo de 12%, estágio de emergência”. No Brasil, é comum que a umidade relativa caia para 30% durante o outono e o inverno, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que sentem mais as diferenças climáticas entre o verão e o inverno. 

Clima seco irrita brônquios e piora falta de ar e tosse

O médico alerta que tanto o clima seco quanto as baixas temperaturas registradas nos meses do meio do ano são causas de crises de asma e da piora dos sintomas. “O clima seco pode piorar ou causar crises de asma, principalmente se a doença não estiver tratada adequadamente. Nesses casos, o ar frio e seco vai inflamar e desidratar mais ainda as vias aéreas”, afirma o especialista.
De acordo com Dr. Bianchi, a função do nariz é justamente aquecer, umedecer e filtrar o ar. “Portanto, esse ar que passa pelo nariz chega com o condicionamento adequado para as vias aéreas respiratórias e para o pulmão. Quando você respira pela boca, quando o nariz está congestionado por causa de uma rinite ou quando faz exercício físico, esse ar chega no pulmão sem esse condicionamento. Então, se o dia estiver frio e seco, esse ar vai irritar as vias aéreas”.

Como amenizar os sintomas de asma e evitar novas crises?

A boa notícia é que é possível amenizar o desconforto causado pelo clima seco em pacientes asmáticos com alguns cuidados simples que podem ser adotados na rotina. “As medidas que temos para isso são manter a asma bem tratada, respirar somente pelo nariz e, nos dias secos, fazer lavagem nasal frequente e tomar bastante água”, indica o alergista. O tratamento da asma varia de acordo com o caso, mas pode ser feito com o uso de medicações e controle de condições ambientais, como manter a casa limpa e arejada. 
Dr. Bianchi chama atenção para outra medida adotada por muitas pessoas, mas que não é muito recomendada: “Umedecer o ambiente pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado, umedecendo o ambiente, você torna esse ar mais propício para as vias aéreas, mas ao mesmo tempo, os ácaros (uma das principais causas de asma alérgica) gostam de lugares úmidos e temperaturas mornas, que são as condições ideais para sua proliferação. É mais eficaz seguir as outras medidas”. 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são os desafios do tratamento da DPOC em pacientes idosos?

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é encarada por muitos como um quadro típico de idosos, já que a maioria dos pacientes se enquadram nesta faixa etária. Contudo, também pode se manifestar em pessoas mais jovens. A doença tem íntima relação com o tabagismo, ou seja, aqueles que acumulam anos com a prática correm risco maior […]

Artigos
A bronquite crônica é mais comum na terceira idade? Por quê?

Uma das manifestações da chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), a bronquite crônica está ligada diretamente aos efeitos que o cigarro provoca ao longo dos anos e por isso acaba sendo mais comum na terceira idade. Com o acúmulo de décadas de prática do tabagismo, a bronquite crônica tende a se manifestar. “É mais comum encontrar pessoas […]

Artigos
Asma em idosos: quais os cuidados especiais que devem ser tomados?

Tosse, chiado e dores no peito, sudorese, lábios azulados e falta de ar são alguns dos principais sintomas vistos em pessoas com asma e que podem piorar à noite ou durante a prática de atividades físicas. A doença é caracterizada pela inflamação das vias aéreas, canais por onde o ar passa, o que dificulta o transporte de […]

Converse com um dos nossos atendentes