Em geral, a higiene das vias nasais não é levada tão a sério quanto a de outras regiões do corpo, como a boca (dentes), por exemplo. No entanto, a prática é muito importante para evitar problemas respiratórios e outros males, tais quais mal-estar e doenças de ouvido ou garganta. Por isso mesmo ela deveria ser mais difundida e adotada.
Como limpar o nariz?
“A limpeza nasal deveria ser um hábito diário, tal como escovar os dentes. Ela remove as impurezas e alérgenos causadores de inflamação na mucosa nasal, assim como ajuda a remover vírus e bactérias que ali estejam tentando invadir a barreira cutânea e infectar o paciente”, explica a alergista e imunologista Laira Vidal.
Segundo a médica, a maneira ideal de realizar a limpeza nasal é preparando um soro fisiológico (0,9%), que deve ser aplicado cerca de três vezes ao dia, de forma abundante. “É recomendado utilizar dispositivos próprios para esse fim, aqueles que evitam a contaminação do líquido restante no frasco”.
Limpeza do nariz previne contra mau hálito, alergias e até pneumonia
Além dos problemas respiratórios, a limpeza nasal evita outros tipos de riscos à saúde. “A limpeza nasal ajuda na prevenção e tratamento de problemas alérgicos respiratórios, tais como rinite e sinusite. Algumas resolvem até mesmo problemas de halitose (mau hálito)”. Infecções e inflamações como amigdalite e faringite também podem ser evitadas com a higiene correta das narinas.
A prática pode ainda prevenir o desenvolvimento de doenças graves como a pneumonia. “A mucosa nasal é a porta de entrada de patógenos que infectam o nosso trato respiratório, tais como vírus e bactérias que podem causar a pneumonia. Sendo assim, a manutenção de uma mucosa nasal saudável também ajuda na prevenção desta doença”.
Foto: Shutterstock