search
Título

Lavagem nasal pode ajudar a evitar problemas respiratórios?

Gripe e resfriado

19 de outubro de 2023

Em geral, a higiene das vias nasais não é levada tão a sério quanto a de outras regiões do corpo, como a boca (dentes), por exemplo. No entanto, a prática é muito importante para evitar problemas respiratórios e outros males, tais quais mal-estar e doenças de ouvido ou garganta. Por isso mesmo ela deveria ser mais difundida e adotada.

Como limpar o nariz?


“A limpeza nasal deveria ser um hábito diário, tal como escovar os dentes. Ela remove as impurezas e alérgenos causadores de inflamação na mucosa nasal, assim como ajuda a remover vírus e bactérias que ali estejam tentando invadir a barreira cutânea e infectar o paciente”, explica a alergista e imunologista Laira Vidal.

Segundo a médica, a maneira ideal de realizar a limpeza nasal é preparando um soro fisiológico (0,9%), que deve ser aplicado cerca de três vezes ao dia, de forma abundante. “É recomendado utilizar dispositivos próprios para esse fim, aqueles que evitam a contaminação do líquido restante no frasco”.

Limpeza do nariz previne contra mau hálito, alergias e até pneumonia


Além dos problemas respiratórios, a limpeza nasal evita outros tipos de riscos à saúde. “
A limpeza nasal ajuda na prevenção e tratamento de problemas alérgicos respiratórios, tais como rinite e sinusite. Algumas resolvem até mesmo problemas de halitose (mau hálito)”. Infecções e inflamações como amigdalite e faringite também podem ser evitadas com a higiene correta das narinas.
A prática pode ainda prevenir o desenvolvimento de doenças graves como a pneumonia. “A mucosa nasal é a porta de entrada de patógenos que infectam o nosso trato respiratório, tais como vírus e bactérias que podem causar a pneumonia. Sendo assim, a manutenção de uma mucosa nasal saudável também ajuda na prevenção desta doença”.  
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Infecção: Saiba como o sistema de defesa atua contra vírus e bactérias!

Gripe, herpes, micose, dengue e pneumonia são apenas algumas das infecções causadas por vírus, fungos e bactérias, micro-organismos que, quando invadem o corpo e encontram condições favoráveis ao seu desenvolvimento, se reproduzem e se tornam uma ameaça à saúde humana. Para proteger o organismo, quem entra em ação é o sistema imunológico, que é mais […]

Artigos
Sintomas de asma e bronquite podem ser confundidos com os sintomas do novo coronavírus?

A COVID-19 é o nome dado à doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se de uma manifestação clínica que pode variar desde um quadro sem nenhum sintoma até uma infecção respiratória grave. Um dos sintomas mais frequentes é a falta de ar: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 20% das pessoas infectadas pelo vírus […]

Artigos
Vacinação contra a Gripe

A INFLUENZA uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, […]

Converse com um dos nossos atendentes