search
    Título

    Existe algum exercício físico proibido para quem tem asma?

    Uncategorized

    Por

    A asma, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), é uma doença que provoca a inflamação dos brônquios e atrapalha a respiração de mais de 20 milhões de pessoas no país. Parte do tratamento da asma envolve a prática de exercícios físicos, mas será que existe alguma modalidade proibida, capaz de prejudicar o controle da doença? Confira!

    Asmático deve ter atenção com alguns exercícios

    “O paciente com asma pode e deve fazer exercícios físicos. Na verdade, qualquer atividade física é bem-vinda, mas deve-se evitar esportes que possam causar exposição a algum alérgeno. Por exemplo: se for fazer natação, é melhor fazer em piscina que não seja tratada com cloro”, recomenda o pneumologista Paulo Faleiros.

    Quem tem alergia a ácaro também deve ficar atento às condições dos tatames se optar por praticar artes marciais e lutas, como judô, caratê, jiu-jitsu, e à limpeza do filtro do ar-condicionado se desejar fazer exercícios físicos em ambientes com este aparelho ligado. O objetivo deste cuidado é impedir que o contato com o alérgeno, seja ele o cloro, o ácaro ou outro elemento, leve a uma crise de asma. 

    Outras medidas importantes para o tratamento da asma

    Além dos exercícios físicos, a asma também pode ser tratada com o uso de medicamentos inalatórios ou orais, que podem ser de curto prazo, indicados para gerar efeito imediato e, assim, controlar uma crise asmática (bombinha de asma), e os de longo prazo, que têm como meta prevenir o aparecimento das crises. É fundamental ainda conhecer e evitar os alérgenos que causam as crises, como mofo, poeira, poluição e pólen. 

    Vale lembrar que é fundamental buscar ajuda médica para fazer o tratamento da asma. “O paciente, quando não tratado, pode ter falta de ar, tosse, aperto no peito e chieira, que podem limitar a vida pessoal, no trabalho e, principalmente, podem dificultar a prática de atividades físicas”, lembra Dr. Faleiros. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes