search
Título

Asma: existem sintomas que indicam a aproximação de uma crise?

Meu Corpo
Pulmão

19 de outubro de 2023

Os sintomas de asma são bem característicos, como falta de ar, chiado e tosse. Porém, tais sinais tendem a aparecer durante as crises e não as precedendo. Sendo assim, não é comum contar com manifestações que indicam a iminência de uma crise. Mesmo assim, nos casos em que as crises demoram a surgir após o contato com os fatores desencadeadores isso pode ser diferente. 

Diferentes manifestações das crises


“Não existem sintomas que indicam
aproximação da crise de asma. Porém, existem sintomas desencadeadores de crises asmáticas que podem indicar se a crise será mais ou menos intensa. Isso depende muito do paciente em questão. Se o paciente, por exemplo, entrar em contato com ácaro e começar a lacrimejar os olhos, ter coriza, coceira no céu da boca, tosse ocasional sem secreção e isso seguir evoluindo, em dois ou três dias ele terá uma crise de broncoespasmo”, informa o pneumologista José Eduardo Martinelli.

Ou seja, para que a crise chegue ao broncoespasmo neste caso, leva-se algum tempo, não é algo rápido. Isso aumenta a chance de suspeita da chegada dos sintomas mais agudos (falta de ar, chiado e tosse), que caracterizam a crise propriamente dita. Por outro lado, há pacientes que entram em broncoespasmo de forma muito mais rápida, quase que imediata. 

“Deve-se ter em mente que há pessoas que chegam à crise severa de broncoespasmo após contato com os mesmos alergênicos, mas em muito menos tempo (em questão de apenas uma hora). Ou seja, quem sabe que sofre com crises rápidas precisa estar sempre com o broncodilatador de ação imediata em mãos para usar assim que perceber que a crise foi desencadeada”, orienta o especialista.

Tratamento medicamentoso contra asma


É importante ressaltar que o
tratamento medicamentoso contra asma consiste no uso de dois tipos de remédios: broncodilatador de ação imediata e de uso contínuo. O primeiro é indicado para situações emergenciais somente, enquanto o outro deve ser usado regularmente, como o nome sugere. Este é o que permitirá, de fato, controlar o quadro como um todo. 

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose, […]

Artigos
Coronavírus: saiba mais sobre o aspecto de vidro fosco bilateral das tomografias de tórax

Alguns fatores podem desencadear a infecção e manifestação dos sintomas do vírus do herpes, o que inclui transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Todo quadro que compromete a imunidade do organismo será perigoso para a ocorrência do herpes, tendo em vista que todo vírus se beneficia quando encontra um organismo com as defesas vulneráveis.  Herpes, […]

Artigos
Xarope: A dosagem excessiva pode ser prejudicial?

Apesar de haver tipos diferentes de xaropes para o tratamento de tosse, no geral o uso em excesso pode ser prejudicial, assim como a maioria das coisas na vida (até mesmo a ingestão exagerada de água pode fazer mal). Entre os principais efeitos colaterais do uso excessivo de xaropes estão a boca seca, taquicardia e […]

Converse com um dos nossos atendentes